A Los Paleteros, primeira franquia de paletas mexicanas do país, inaugurou um novo quiosque em Foz do Iguaçu, no último sábado (25), no Cataratas JL Shopping. Com os termômetros em alta, os consumidores fizeram longas filas para experimentar os irresistíveis sabores das paletas mexicanas. Por tratar-se de uma região de fronteira, frequentada por turistas de vários países do Mercosul, a nova franquia de Foz do Iguaçu é considerada estratégica no projeto de expansão da Los Paleteros.
“Já estudamos inaugurar em um futuro próximo quiosques e lojas em cidades da Argentina e do Paraguai”, disse o franqueado Claudio Batista Junior, que juntamente com o empresário Edson Lima, contam com três franquias da Los Paleteros. Eles também são proprietários de um quiosque no Shopping Palladium e de uma loja no Shopping Jardim das Américas, ambas em Curitiba. “A região da fronteira é propícia para implantação de uma franquia da Los Paleteros, porque o consumo de sorvetes por aqui é muito grande, devido ao calor. Então acreditamos no sucesso de vendas também no Cataratas JL Shopping”, aposta Edson, que já residiu em Foz do Iguaçu e conhece muito bem o perfil dos consumidores da região.
Bebel Ritzmann
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Saudável e natural
Mas afinal, qual a diferença entre um picolé nacional e as paletas mexicanas? Além de muito mais saborosos, os produtos da Los Paleteros são totalmente naturais, isentos de conservantes ou corantes químicos. O carro chefe de vendas da marca é o sabor Morango com Leite Condensado, da categoria de paletas Recheadas. Mas há outras opções como as Frutadas, Cremosas e Premium. Sabores conhecidos do consumidor brasileiro como Abacaxi, Banana, Coco e Limão dividem cena com outros mais exóticos como Paçoca, Hibisco com Framboesa, Abacaxi com Pimenta e Banana Caramelizada. Além do diferencial do sabor e dos ingredientes, a surpresa fica por conta do tamanho: as paletas têm peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais.
Bebel Ritzmann
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Sobre a Los Paleteros
Primeira franquia de paletas mexicanas do país, a Los Paleteros é uma marca que nasceu em Curitiba em 2012, e se consolida como um case de sucesso em pouco mais de um ano. O segredo foi a decisão de apostar em um produto inovador, exclusivo e de alta aceitação no país. “O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de 95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à expansão dos negócios”, dizem os sócios Gilberto José Verona Filho e Gean Francesco Derosso Chu, que estão à frente da marca.
Focada na fabricação e comercialização de picolés inspirados na gastronomia mexicana, a Los Paleteros teve rápida ascensão após o lançamento da primeira loja em Balneário Camboriú. Logo no primeiro dia, longas filas de consumidores loucos para conhecerem a novidade se formaram em frente à loja. A estratégia de apresentar as paletas no verão catarinense, que atrai turistas de diferentes estados, fez tanto sucesso que, antes mesmo do final da temporada, já havia mais de 120 empreendedores interessados em franquias da Los Paleteros. Hoje são mais de 800 empreendedores de todo país interessados em apostar na marca.
Franquias
A Los Paleteros implantou o sistema de franquias após um criterioso estudo de mercado, que propicia ao franqueado uma leitura exata do investimento que irá fazer e de seu retorno. “Apesar de uma empresa jovem, estamos em contínuo processo de expansão e contamos com know how necessário para assegurar aos fraqueados todo suporte necessário para instalação, operação e funcionamento das lojas”, declara Gean Francesco Derosso Chu.
Identidade visual
Outro atrativo aos franqueados é o projeto arquitetônico das lojas, criado pelos arquitetos Geane Chu e Vinícius França, da empresa Promenade Arquitetura. As lojas e quiosques são decorados com elementos que remetem à cultura mexicana, com temas astecas e motivos contemporâneos, exibindo um ambiente colorido, alegre e agradável. A identidade da marca é reforçada por três personagens: os paleteros Santiago, Emiliano e Alejandro, figuras tipicamente mexicanas, criadas em conjunto com a Human Design e Comunicação, agência responsável pela identidade visual da Los Paleteros, para interagir com o público através das redes sociais.
Redes sociais
O sucesso que as paletas fazem entre os consumidores é prontamente verificado pelas ações da marca na internet. Em pouco mais de um ano, a página da Los Paleteros no Facebook recebeu mais de 74 mil curtidas, despertando a curiosidade e tornando as paletas desejo de consumo daqueles que ainda não experimentaram o produto.
Expansão da fábrica
A Los Paleteros está investindo R$ 9,5 milhões na construção de uma fábrica, na cidade de Barracão, no sudoeste do Paraná, para suprir a demanda das franquias que estão sendo implantadas. A nova fábrica terá 4.500m2 de área construída (a primeira tem 350m2). Inicialmente a produção da Los Paleteros tem foco no mercado brasileiro, para depois expandir para os países do Mercosul.
Para se ter ideia, inicialmente, a fábrica da Los Paleteros em Curitiba começou a operar com uma capacidade de produção de 60 mil picolés ao mês, suficiente para abastecer a primeira loja. Posteriormente a produção foi ampliada para 12 mil picolés ao dia, para abastecer as primeiras franquias. A nova fábrica começa suas operações com metade do potencial de produção, que permite abastecer 40 novas lojas em 2014.
Los Paleteros – Paletas Mexicanas
www.lospaleteros.com.br – www.facebook.com/LosPaleteros
Cataratas JL Shopping – Av. Costa e Silva, 185, Centro, Foz do Iguaçu – PR