Instalada em um edifício histórico no centro de Paranaguá, a Biblioteca Pública Mário Lobo conta com um acervo de 10 mil volumes, além de equipamentos de informática, auditório, salas para exposições e o Espaço Cidadão, que oferece aos usuários serviços de referência digital.
O Palacete Mathias Böhn é um dos cartões postais do Litoral. Foi construído no final do século XVIII, no Centro de Paranaguá, e é um marco da arquitetura luso-brasileira. O palacete foi totalmente restaurado e passou a abrigar também o escritório regional da Secretaria estadual do Esporte e Turismo. No local, está exposta a mostra Paraná, Prazer em Conhecer, que conta com fotografias e imagens das paisagens da Ilha do Mel, Cataratas do Iguaçu, Museu Oscar Niemeyer, Parque Estadual de Vila Velha e outros atrativos. A mostra pode ser vista até o final da temporada, após o carnaval.
Para os turistas que estão no Litoral paranaense ou pretendem visitá-lo, há também opções de turismo cultural, ecológico e de aventura e gastronômico, que são referência há anos na região.
Os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba são verdadeiros sítios históricos. Com casarões antigos e uma variedade de museus, as cidades são uma bela opção para quem é apreciador da cultura. Destacam-se o Instituto Mirtillo Trombini e a Casa Rocha Pombo, em Morretes, e o Museu da Estação, em Antonina.
Em Paranaguá também são destaque o museu da Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná e o museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
No Litoral do Paraná, há bastante opção de lazer para os mais aventureiros e exploradores. São destaque o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Caminho do Itupava, em Morretes, o Parque da Onça, em Matinhos, e a Reserva Ecológica do Sebuí, em Guaraqueçaba.