Governo garante serviços de qualidade à população

“É o maior investimento em obra de infraestrutura da história da Celepar e demonstra o quanto nós queremos um Estado moderno e com eficiência nos serviços públicos ofertados”, afirmou o governador. “Hoje, essa modernidade no uso da tecnologia da informação é uma política de governo aqui no Paraná. Com isso racionalizamos os gastos, temos mais eficiência e ainda mais economia”, disse Richa.

Para o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o novo Data Center é um divisor de águas na história da companhia – que completa 49 anos no próximo domingo (24) – e para a segurança das informações paranaenses. “Nós tínhamos três datas center para armazenar as informações coletadas ao longo desses anos, e que estavam ultrapassados. Esse novo Data Center trouxe, além de mais qualidade e agilidade nos serviços, a garantia de que as informações armazenadas terão muito mais segurança”, destacou.

O Data Center conta com a mais moderna tecnologia em segurança. Trata-se de uma sala cofre com certificado internacional. O abastecimento de energia do local conta com subestações próprias e no breaks, que garantem 99,95% de disponibilidade das informações armazenadas. O local também é seguro contra ameaças físicas, como arrombamentos, explosões e incêndios.

Serviço de Qualidade

Para a população, o investimento significa agilidade. O Data Center tem capacidade para armazenar 380 Tera Bites de dados – um TB é igual a um milhão de mega bites. O cabeamento do Data Center também foi inteiramente modernizado para aumentar a capacidade de tráfego de dados em aproximadamente dez vezes. Pela internet ou em balcões de atendimento, o cidadão perceberá a rapidez dos 181 aplicativos públicos do governo, como a emissão da Carteira de Habilitação e registros de ocorrências.

Integração

O governo disponibilizou o Data Center a todos os 399 municípios do Estado para que utilizem a ferramenta e economizem custos com tecnologia da informação. A ideia é criar um grande aglomerado de informações. A integração de informações foi destacada pelo governador e o diretor-presidente da Celepar para os avanços da administração estadual. Sistemas como o Business Intelligence foram criados para cruzar e analisar todos os dados do governo. As mais de seis milhões de biometrias armazenadas na Celepar, por exemplo, são usadas por diversos órgãos e secretarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *