Pequenas e médias empresas concentram lançamentos

 

O guidance de vendas da empresa local (projeção de lançamentos anual que mede a receita líquida, antes de depreciações e impostos) duplicou em relação a 2012. Além disso, o número de unidades em empreendimentos residenciais da empresa triplicou, chegando a 129 unidades, contabilizando um Volume Geral de Vendas (VGV) duas vezes maior do que ano anterior, da ordem de R$ 100 milhões. Para 2014, a expectativa é lançar de dois a três empreendimentos na capital paranaense.

O resultado é bastante significativo, considerando-se uma empresa de médio porte. “Estamos na contramão do mercado. Por sermos uma empresa de capital fechado e gestão profissional composta por integrantes da família conseguimos atender melhor a demanda por moradias, dividindo-as em projetos exclusivos em alguns bairros de Curitiba, como Cabral, Champagnat, Água Verde e Vila Izabel”, diz o diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti.

Para o empresário, o controle familiar é um dos fatores que favorece este desempenho. “Acompanhamos cada detalhe do planejamento, execução, comercialização e pós-venda de um empreendimento. Além disso, não temos problemas de custo operacional e representatividade técnica fora do Estado-sede como é o caso dos grandes players nacionais”, compara Pissetti.

A empresa local conta com a certificação ISO 9001, com acompanhamento rígido de todos os processos internos, e uma política de custos bastante definida. “Trabalhamos com o custo orçado dentro de um custo alvo, sempre respeitando o alto padrão de acabamento, que é uma de nossas premissas. Os terrenos devem estar em ótima localização, ter uma boa testada, insolação e facilidade de acesso a serviços para serem adquiridos”, destaca Pissetti.

A empresa entrega os empreendimentos com diversos itens de acabamento “de fábrica”, como gesso em drywall em todo o apartamento, aquecedor de passagem digital, porcelanato no living e na circulação, infraestrutura de gás, dreno e rede elétrica para ar condicionado no living e nos quartos, guarda corpo com vidro na sacada, esquadrias com venezianas nos quartos e a louça dos banheiros. Acessórios que totalizam investimentos da ordem de R$ 40 mil por unidade.

As garantias oferecidas ao cliente também são elencadas como elementos-chave para o bom desempenho da empresa. Os empreendimentos da incorporadora têm a chancela de bancos com atuação de destaque na área do crédito imobiliário, como Caixa Econômica Federal e Itaú, que disponibilizam seguro de entrega ou de risco de engenharia, conforme a especificidade do projeto.

Além disso, a empresa realiza uma apurada análise de pré-cadastro de seus clientes, reduzindo as chances de distratos. “Não queremos simplesmente obter desempenho, mas assegurar que o cliente conseguirá assinar o financiamento com uma instituição financeira. Como a maioria de nossos empreendimentos é financiada pela Caixa Econômica Federal, conseguimos repassar as menores taxas de juros do mercado imobiliário. Outro diferencial é que o empréstimo pode ser assinado durante a execução da obra”, observa Pissetti.

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