Exposição sobre o ator José Maria Santos

A Exposição “Viva Zé” permanece aberta até 26 de setembro. O evento tem a direção do jornalista e ator Ulisses Iarochinski em parceria com o Teatro Guaíra. As atividades iniciaram em junho com um encontro entre os artistas que dividiram o palco com o ator José Maria Santos durante a sua carreira artística.

A exposição é composta por 40 fotografias e mais de 20 painéis com matérias divulgadas na imprensa (recortes de jornais) que mostram a trajetória do ator José Maria Santos entre os anos de 1959 a 1989 e suas atuações no teatro amador, profissional, na televisão e no cinema.

José Maria Santos é considerado um ícone do teatro paranaense, e completaria 80 anos em dezembro de 2013. Natural de Guarapuava, nasceu em 12 de dezembro de 1933. Começou sua carreira no Teatro de Adultos do SESI em 1954 e encerrou com as peças “Casal do Barulho” de Dario Fo com sua Companhia Dramática Independente, “Médico a Força” de Molière com o grupo TECEFET e o filme “O Mal” de Valêncio Xavier. Todos em 1989.

Recebeu vários prêmios de melhor ator e diretor. Em 1977 ganhou o “Kikito de Ouro do Festival de Cinema de Gramado” como melhor ator coadjuvante por seu trabalho no filme “Aleluia Gretchen”. Em 1972 criou o grupo amador de teatro “TUT” (Teatro da Universidade Tecnológica) –  Escola Técnica Federal do Paraná – que também completa 40 anos de atividades ininterruptas. O ator esteve frente ao grupo até sua morte, que aconteceu dia 4 de janeiro de 1990.

Serviço:

Homenagem ao ator José Maria Santos – “Viva Zé”

Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, Curitiba – Centro)

Até 26 de setembro, das 14 horas às 18 horas (de terça a sexta)

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *