Dados do Ministério da Previdência Social apontam que no país, a cada mês, 3,5 mil pessoas são afastadas do trabalho por problemas com álcool e drogas. Informações do Imtep, referência em saúde empresarial, dão conta de que, além do afastamento das atividades – dez vezes mais que os demais funcionários, o uso de substâncias ilegais aumenta em cinco vezes as chances de acidentes de trabalho, bem como amplia o risco de casos de doenças graves como, por exemplo, AIDS e hepatite, que comprometem a saúde do trabalhador. Atrasos e faltas, redução da produtividade e baixa qualidade, licenças médicas e problemas de relacionamento são mais intensos quando relacionados ao consumo de drogas.
No cenário empresarial, as estatísticas são preocupantes: 71% dos usuários de drogas estão empregados; e de 12% a 23% são dependentes de algum tipo de droga (álcool, tabaco, anfetamina, ansiolítico, maconha, cocaína). No ano passado, o Imtep, visando a contribuir para a conscientização sobre o risco do consumo de drogas para a saúde do trabalhador e da empresa e quanto a possibilidades de tratamento, lançou o PADI – Programa Álcool e Drogas Imtep.
De acordo com Joice dos Santos, coordenadora da unidade de negócios Qualidade de Vida do Imtep, o PADI trabalha para sensibilizar os funcionários dos riscos do uso das drogas e, ao mesmo tempo, estimular a procura espontânea por ajuda. “Nosso programa também tem como identificar o dependente e oferecer tratamento e recuperação”, assinala. À medida que a empresa adota o PADI, os administradores notam redução de atrasos e faltas e de acidentes de trabalho, além de verificam melhoria na produtividade e na qualidade do trabalho. Como consequência destes resultados está a diminuição de custos com internações e doenças decorrentes da dependência e do índice de absenteísmo e rotatividade de funcionários.
Joice também lembra os números alarmantes de acidentes de trânsito causados pelo uso do álcool. Ela destaca que no segmento de transporte, calcula-se que 12 mil pessoas morrem em acidentes rodoviários envolvendo caminhões que ocorrem, na maioria das vezes, por veículo em velocidade incompatível e fadiga dos motoristas. Com pressa e prazo para cumprir, muitos caminhoneiros abusam da velocidade e ignoram o cansaço ao volante, dirigindo mais de 12 horas por dia. Para suportar essa maratona de trabalho, muitos usam drogas para driblar o sono. O álcool, muitas vezes, também faz parte da rotina, potencializando os riscos de acidentes.
O uso indiscriminado destas substâncias tornou-se risco de saúde pública e, em consequência, surgiu a Lei nº 12.619, em vigor desde abril do ano passado. O artigo 235-B determina que é dever do motorista profissional se submeter a teste e programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador. A inobservância das determinações será considerada infração disciplinar, passível de penalização.
Joice observa que o PADI do Imtep foi formatado para contribuir com ações e projetos de prevenção do consumo de drogas e a reduzir estas trágicas estatísticas.
Bebel Ritzmann
Sobre o Imtep – Há 18 anos no mercado brasileiro, o Imtep é referência em gestão de saúde empresarial. Oferece uma gama completa de serviços que atendem às necessidades de clientes corporativos. Possui centros de atendimento em todo o país, com matriz em Curitiba e filiais em São José dos Pinhais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é responsável pela gestão de ambulatórios, instalados em grandes empresas, incluindo multinacionais. O Imtep é formado por quatro unidades de negócio: Gestão de Serviços – terceiriza mão de obra para serviços de saúde e segurança, gerencia ambulatórios, disponibilizando insumos, recursos, equipamentos e medicamentos, conforme a necessidade do cliente; Saúde Ocupacional – oferece serviços direcionados à medicina e segurança do trabalho; Cursos e Treinamentos – ministra cursos e treinamentos na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo instrutores qualificados, recursos e material didático; e Qualidade de Vida – desenvolve ações, projetos e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ênfase no bem-estar do trabalhador e na eficácia organizacional.
Imtep
Rua Emiliano Perneta, 297 – 20º, 21º, 23º andares
Centro – Curitiba – Paraná
Telefone/fax – (41) 3304-9800
www.imtep.com.br