Comissão atende denúncias do consumidor paranaense

 

Atualmente 87 corretores de imóveis trabalham na Crecicon no Paraná, os mesmos são assistidos pelo coordenador estadual Renato Luhr. As audiências são realizadas na Sede do Conselho, em Curitiba, e nas nove delegacias regionais em: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava e Matinhos.

A prática é executada de forma simples. O denunciante que se considerar prejudicado por um corretor ou imobiliária vai até o Conselho e narra os fatos, a partir disso gera-se uma denúncia em que as partes envolvidas são intimadas para a audiência conciliatória, com o prazo máximo de 30 dias. Todas as sessões são acompanhadas por um agente público que assessora e lavra os termos.

Presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, afirma que Comissão de Atendimento ao Consumidor do Mercado Imobiliário já realizou 956 audiências

Lurh relata que, desde que assumiu a coordenadoria estadual, no início de 2013, busca divulgar mais a função da comissão. “A Crecicon funciona muito bem aqui no Paraná, mas precisamos alertar mais as pessoas sobre as suas atribuições, muitos não recorrem ao Creci-PR porque desconhecem as audiências conciliatórias, com isso, perdem a possibilidade de solucionar seus problemas sem ter que, necessariamente, recorrer a justiça”.

Em 2011 a Crecicon foi deferida pelo Prêmio Innovare, ou seja, mostra que a iniciativa ajuda a desburocratizar a justiça e evita que a discussão vá até o Poder Judiciário.

O presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, afirma que o projeto foi implantado em 2004 e que desde então já realizou 956 audiências. “A tentativa de conciliação dentro das instalações do Conselho consegue, na maioria das vezes, resolver rapidamente um problema e acaba por diminuir o número de processos administrativos”.

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