A disputa reuniu 53 duplas, 52 do Brasil e uma do Paraguai, que foram divididas em cinco categorias, sendo 11 na Master, a principal da competição, 17 na Graduados, 3 na Jeep e 11 na Junior, além de 11 inscritos na Adventure, uma categoria de turismo própria para iniciantes no esporte off-road. A dupla do Paraguai é da cidade de Hernandarias e os brasileiros representaram três estados do país: Paraná – 36 duplas, Santa Catarina – 11 e São Paulo – 5. Além disso, mais 14 duplas participaram do Transparaná 2013 disputando a categoria series, somente no trajeto Curitiba-Caiobá, sendo 7 delas na categoria Adventure.
Os seis dias de prova foram divididos em 12 etapas, duas por dia, mais a disputa do Super Prime que já computou pontos para a classificação do rally. Os competidores tinham que buscar a melhor regularidade possível em um itinerário totalmente desconhecido. Recebiam planilhas que indicavam o caminho, através de referências, somente minutos antes de cada etapa. Para pontuar mais, não podiam errar o trajeto e nem passar acima ou abaixo das médias de velocidade estabelecias pela organização da prova. Tudo foi controlado por PCs – pontos de controle sigilosamente espalhados ao longo do percurso, em média 100 por etapa, 200 por dia.
Os três primeiros colocados na soma das duas etapas de cada dia receberam troféus de campeões dos respectivos trajetos, que neste ano foram de Guaira-Iporã-Umuarama (1º dia), Umuarama-Tapejara-Campo Mourão (2º dia), Campo Mourão-Quinta do Sol-Ivaiporã (3º dia), Ivaiporã-Pitanga-Prudentópolis (4º dia), Prudentópolis-Irati-Curitiba (5º dia) e Curitiba-Caiobá (6º dia). A somatória de pontos obtidos em todos os trajetos definirá os campeões do Transparaná 2013. O resultado será divulgado na noite deste sábado, durante a festa de encerramento que será realizada em um lounge montado na areia da praia de Caiobá.