Lapa fica a 60 quilômetro de Curitiba e é conhecida pela comida tipicamente tropeira e o povo acolhedor, que recebe os visitantes com muita hospitalidade. A cidade é o maior conjunto arquitetônico preservado do Paraná, 14 quadras e 258 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Além das atividades culturais que marcaram as festividades, as pessoas puderam apreciar os pontos turísticos do município. A Cidade Legendária, como a Lapa é conhecida, oferece turismo histórico, cultural e religioso, como a famosa Gruta do Monge, principal atração do Parque Estadual do Monge. Tem como característica grande às formações rochosas, vertentes de água cristalina que surgem por entre as pedras e algumas trilhas ecológicas. Local de peregrinação religiosa, atrai milhares de fiéis. Neste espaço, viveu por algum tempo o Monge João Maria D’Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações, razão pela qual é procurado e visitado por grande número de pessoas que buscam neste local, a cura para seus males. Localiza-se no Parque Estadual do Monge 3,5 Km do Centro da Cidade.
Os monumentos mais famosos e visitados são a estátua em bronze do General Gomes Carneiro, localizado na Praça General Carneiro. De autoria do escultor João Turim, foi erigida em 1928 e é uma homenagem ao comandante da resistência ao Cerco Federalista da Lapa. O Monumento ao Expedicionário, situado na Alameda David Carneiro, junto à casa da Câmara e Cadeia, é uma homenagem aos 80 expedicionários lapeanos da 2ª Guerra Mundial.
O Panteon dos Heróis também é muito visitado. No local estão os restos mortais de soldados que tombaram durante a resistência. Na parte externa do monumento, é possível encontrar os canhões Krupp 75 mm, usados na época. No interior, além de várias placas em homenagem aos combatentes, estão os bustos dos líderes da resistência. O local, que fica perto da Praça da Matriz, fica aberto 24 horas e pode ser visitado gratuitamente.
Também tem Painel, localizado na Praça Joaquim Lacerda em frente à Casa da Memória. Inaugurado em 1991 é composto por 9 placas em bronze de 0,60 m x 1,00 m, homenageando personagens lapeanos que se destacaram na história em âmbito local, nacional e internacional.
Há ainda quatro museus: Museu do Tropeiro, Museu Casa Lacerda, Museu Histórico e Museu das Arma.
Há ainda passeios históricos, passeios religiosos e roteiros de 2 dias/1 noite, onde é possível conhecer os principais atrativos da cidade, saborear a gastronomia típica, entre outras atividades.
Também são destaques a Casa Vermelha, uma das mais antigas da cidade. Antes uma casa de comércio, que tornou-se um hotel citado no diário do médico Dr. Felipe Maria Wolf durante a Revolução Federalista. Hoje abriga o Centro de Artesanato Aloísio Magalhães e o Museu do Tropeiro. É um importante espaço cultural que resgata a história da atividade tropeira dos tempos do Caminho do Viamão e que deu origem há diversas cidades paranaenses, entre elas a Lapa, O acervo é composto por inúmeras peças doadas por ex-tropeiros. Localiza-se na Rua Barão do Rio Branco.
Fotos: Bebel Ritzmann