Para os milhares de advogados que ainda encontram dificuldades com os procedimentos do processo eletrônico, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR) mantém o funcionamento de 20 CIDs – Centros de Inclusão Digital, em diversas cidades do estado. O projeto, denominado “Inclusão Digital do Advogado”, tem instrutores capacitados para ensinar o passo a passo do processo eletrônico dos diversos sistemas em funcionamento no país, como E-Proc, E-Doc, Projudi, E-STF, E-STJ e o Escritório Digital.
Os advogados aprendem como fazer uma petição digital, o processo para digitalizar documentos, como aplicar a certificação digital, como obter as configurações e programas necessários, entre outros procedimentos. Desde que foi implantado, em setembro de 2010, o projeto já realizou aproximadamente 50 mil atendimentos, favorecendo milhares de advogados que ainda encontram dificuldades com as novas ferramentas de trabalho.
Além de pioneiro no país, o projeto da CAA/PR se tornou uma referência nacional, servindo de modelo para que outras seccionais implantassem projeto similar em seus estados. Os endereços e horários de atendimento dos Centros de Inclusão Digital estão disponíveis no site www.caapr.org.br.