As comissões permanentes pelas quais as matérias passam antes de ser possível a análise em plenário são definidas em instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa e a distribuição é feita pelo presidente do grupo. Além das discussões sobre questões de interesse público, Serviço Público, por exemplo, apresentou e deliberou sobre 29 pareceres a projetos.
Em Participação Legislativa, oram relatados três textos. Um deles, sugerido por acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para a fiscalização dos conselhos de políticas públicas municipais, foi aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito em dezembro do último ano.
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas apresentou e analisou 19 pareceres ao longo do último ano. O colegiado promoveu a criação de grupo de trabalho para a discussão da lei municipal n° 11.535/2005, que trata da instalação de estações de telecomunicações. O foco é adequar a legislação para garantir o funcionamento, em 2013, da rede 4G de internet rápida, um dos compromissos assumidos pelas cidades-sede da Copa.
Já por Segurança Pública e Defesa da Cidadania passaram 17 projetos de lei. Dentre os debates, foram realizadas reuniões para ouvir os envolvidos em denúncia sobre abordagem policial no Bairro Alto, em novembro, e articular parceria entre a Câmara e a Guarda Municipal para o reforço do monitoramento da Praça Eufrásio Correia, em frente ao Legislativo, com a instalação de câmeras.