Navegação através do tablete é novidade do Transparaná 2013

Medida visa tornar prova cada vez mais profissional e competitiva Mary Derosso

A organização do 19º Transparaná, que acontece de 18 a 26 de janeiro, anunciou uma novidade tecnológica que promete melhorar a performance dos competidores. Trata-se da Planilha Totem Tablet, um aplicativo que substitui as planilhas impressas pelos tablets, para orientar navegadores e pilotos sobre o trajeto.

É a tecnologia aplicada aos rallys e que agora poderá ser experimentada pelos pilotos. “Este aplicativo já vem sendo adotado em outros rallys e suas funções facilitam o uso e melhoram a performance do competidor, porque dispensa as planilhas impressas. Assim os tablets passam a funcionar como um road book digital”, explica Luciano Maia Bastos, presidente do Jeep Clube de Curitiba.

Para o diretor de prova Alex Kolling, da Mundo Nav, empresa organizadora do Transparaná, a implantação do sistema digital integra o conjunto de ações implantadas nas últimas temporada, que visam tornar o Transparaná cada vez mais profissional e mais competitivo aos participantes. “O sistema é de fácil utilização, mas todos os detalhes serão apresentados aos pilotos. Durante a navegação a visualização da próxima referência, que vai aparecer no caminho, aparece claramente em destaque”, reforça Kolling.

A tecnologia será implantada pela Totem, empresa que faz desde o ano de 2003 a cronometragem do Transparaná e que oferece soluções integradas para geração de resultados. A inovação, que adota o dispositivo pessoal que se tornou uma verdadeira febre no Brasil, não traz custo ao organizador ou ao competidor. Segundo informação da empresa, o arquivo gerado pelo Totem Planilha é carregado no Tablet através de um SDCard ou por outro meio de conectividade fornecido pelo Tablet (por exemplo WiFi, Pen Drive). O arquivo do Planilha Totem Tablet é um arquivo comum e portanto a transferência é feita da forma convencional e necessita do sistema Android para ser utilizado.

Transparaná 2013

O maior rally das Américas terá 1.600 km de percurso e promete mais desafios que a edição passada, com 70% de trilhas inéditas aos competidores. O Transparaná 2013 terá largada em Guaíra e contará com etapas em Umuarama, Campo Mourão, Ivaiporã, Prudentópolis e Curitiba, encerrando com etapa e premiação em Caiobá.

Neste ano, cerca de 100 equipes de todo país são esperadas para disputar o Transparaná 2013, nas categorias Master, Graduado, Junior, Jeep e Adventure (Turismo). A mais tradicional prova de regularidade do país deve ser acompanhada por mais de 50 mil expectadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.transparana.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *