Silvia Tonon
A limpeza, a organização e os equipamentos da fábrica da Todeschini foram pontos avaliados como positivos pelos arquitetos e designers. A valorização dos colaboradores também recebeu elogios dos profissionais. “As instalações são impressionantes, desde a condição de trabalho oferecida aos funcionários até a manutenção diária das máquinas. Depois da visita, fico mais segura em defender a marca e argumentar sobre ela com clientes tão exigentes como os curitibanos”, conta a designer de interiores Emanuelle Cancela. Para a arquiteta Claudia Cavalli, a preocupação da Todeschini com o meio ambiente também merece destaque. “Não dá mais para ignorar os pedidos da natureza por preservação”, afirma. Para cada árvore utilizada na produção de móveis, a empresa planta outras três.
Durante o tour, as técnicas de pintura em alto brilho e acetinada da Todeschini, importadas da Europa e inéditas no Brasil, também chamaram a atenção dos arquitetos e designers. O nível de qualidade e intensidade do brilho proporcionado pelo processo da Todeschini está enquadrado em um dos maiores índices encontrados no mercado mundial. Na escala de zero a 100, utilizada pelas empresas especializadas em pintura, os produtos da marca recebem o conceito 98.
Outro destaque foi a visita ao showroom da sede da Todeschini. Com 800 m², o espaço traz produtos da última coleção da marca, Vida, que permitem a composição de ambientes sofisticados, acolhedores e ao mesmo tempo despojados. Lá, os profissionais puderam conferir os padrões inovadores e exclusivos da Todeschini, além dos laqueados, sistemas de portas de correr e de passagem, modelos de puxadores e acessórios. A linha de complementos da marca – com cadeiras, mesas, poltronas, estofados, pufes, camas, cabeceiras – também recebeu o olhar atento dos visitantes.