Cogobós voltam com força total em estilo retrô chic

Elemento decorativo, popularizado na década de 50, é opção para melhorar ventilação e controlar a iluminação Divulgação

Esse resgate da arquitetura recebeu uma visão contemporânea e já está disponível na Ibiza Acabamentos. Os cobogós podem ser utilizados em fachadas, áreas externas, internas, salas, lavabos, dividindo ou delimitando espaços internos. Os cobogós também podem ser uma espécie de coringa na decoração, escondendo um canto não tão bonito da casa.

As possibilidades de aplicação dos cobogós são as mais variadas, principalmente em composições que permitem redesenhar a luz incidente nos espaços. Além disso, a circulação de ar constante confere outra atmosfera ao espaço, deixando-o mais ameno e com uma postura sustentável. Podem ainda ser usados como elementos decorativos devido a enorme variedade de formatos com figuras geométricas, florais, etc.

A Ibiza oferece cobogós feitos artesanalmente em cimento com acabamento nos dois lados – frente e verso, peças coloridas e diferentes texturas. Todas as peças são comercializadas no tamanho 20 x 20 x 8 cm e são vendidas por unidade.

Os produtos que compõe a Coleção Interativa são: Coração (nas cores: branco, rosa e verde), Folha (nas cores branco, laranja, marrom e ocre) e Xadrez (nas cores branca, bordô, verde musgo e caramelo).

Curiosidade – O cobogó data de 1929 e foi patenteado por sócios de uma fábrica de tijolos: o mestre de obra Amadeu Coimbra, o ferreiro Ernest Boeckman e o engenheiro Antônio de Góis. O nome surgiu a partir da junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, que utilizaram o cobogó na construção da caixa de água da Sé em Olinda, Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *