O coordenador do projeto Sebrae 2014, Aldo Carvalho, falou sobre o papel da entidade na preparação do mundial no Brasil. “Estamos abrindo as portas do Sebrae para qualificação profissional de taxistas e também para empresários de micro e pequenas empresas da cadeia da Construção Civil”, disse.
“Considerando o grande número de obras na cidade, muitas motivadas pela proximidade da Copa do Mundo, decidimos fazer uma programação especial para gerar informações aos empresários do setor, visando encontrar meios de habilitá-los para a participação neste projeto”, falou o coordenador estadual do setor de Construção Civil do Sebrae, Edilson Charavara.
Uma das palestras foi realizada pelo secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo Fifa 2014, Mario Celso Cunha, que fez um relato sobre o cenário da Copa no Paraná. “Dias atrás o Governo Federal liberou R$ 20 Bilhões para obras nas doze sedes da Copa, aquecendo o mercado da construção civil”, lembrou o secretário, falando também sobre o aumento no índice de empregos: “hoje engenheiros e arquitetos são disputados no mercado face ao grande número de obras e projetos. Isto também reflete no setor que envolve os operários, pois o número de trabalhadores com carteira assinada dobrou nos últimos cinco anos”, confirmou Cunha.
Outra palestra foi proferida pelo diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, Sandro Almir Setim, que destacou que: “Todos os projetos foram focados na mobilidade urbana e estão com a programação em dia. Trabalhamos com projetos compartilhados com o IPPUC, da Prefeitura Municipal, e outros de responsabilidade do governo paranaense, casos do Corredor Metropolitano e Radiais”, afirmou.
Também participaram do evento o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, a engenheira da Infraero, Ângela Cristina Bahr, que falou sobre as obras do Aeroporto Afonso Pena, e Luiz de Carvalho, secretário municipal da Copa, que falou sobre o andamento das obras em Curitiba.