Novo sistema de coleta vegetal vai dar mais agilidade ao serviço

 

A meta da Secretaria de Meio Ambiente é dar vazão à demanda crescente de resíduos vegetais e entulhos, que aumentou nos últimos quatro anos em 81%, saltando de 7.415 solicitações mensais em 2007 para 13.450, em 2011.

A licitação 043/2011, com valor global de R$ 79 milhões, está dividida em quatro lotes, com as empresas vencedoras trabalhando pelo período de cinco anos. A apresentação das propostas será feita no próximo dia 29 e as vencedoras de cada lote serão aquelas que apresentarem o menor preço.

O novo modelo aprimora o atual sistema, que tem 50 equipes, com 140 homens, trabalhando em dois grandes lotes da cidade. Atualmente, existe apenas um local para destinação dos resíduos, na região sul da cidade.

O novo modelo amplia para 71 equipes, com 206 pessoas, fazendo a limpeza em quatro grandes áreas, com seis locais de destinação de resíduos. A divisão faz com que os caminhões percorram menor distância e atendam um número maior de pedidos ao dia.

Os lotes foram divididos conforme o volume de demanda, ficando proporcionais na quantidade de solicitações. Em cada lote, haverá coletas feitas nos períodos diurnos e, nas áreas mais próximas do centro, o trabalho será feito de noite. O lote 1 vai atender 21 bairros; o lote 2 abrange 19 bairros; o lote 3 beneficia 17 bairros; e 13 bairros serão atendidos no lote 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *