O sonho da casa própria está próximo para grande parte das famílias que pagam aluguel. Pela 8ª edição, a Caixa Econômica Federal realiza o feirão da casa própria em Curitiba. Serão mais de 21 mil imóveis ofertados. A grande concentração está nos bairros Sítio Cercado, Tatuquara e Cidade Industrial e na região metropolitana. Cerca de 60% dos imóveis se encaixam no Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Desta vez, o feirão conta com a política de redução de juros para o crédito imobiliário promovida pelo banco como forte apelo para as vendas. Para os imóveis que se encaixam no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com preço de até R$ 500 mil, os juros passaram de 10% ao ano (público geral) e 8,9% (clientes com relacionamento) para 9% e 8,4%, respectivamente. Clientes que recebem salário na Caixa poderão se beneficiar de uma taxa de até 7,9%. Já para os imóveis acima de R$ 500 mil, que estão fora do SFH, os juros de 11% (público geral) e 10,5% (clientes com relacionamento) caíram para 10% e 9,2% ao ano. Da mesma forma, quem possui conta no banco pode acessar taxa de até 9% ao ano. O prazo máximo de financiamento é de 30 anos.
Ao todo, 6.729 unidades novas e usadas e mais 14.474 empreendimentos em fase de construção serão ofertados aos compradores em potencial que visitarem o evento, no Marumbi Expo Center. Além dos órgãos de classe, 41 construtoras e 40 imobiliárias de Curitiba e região metropolitana participam do feirão.
É importante destacar que todos os imóveis ofertados no feirão já foram vistoriados e aprovados previamente por profissionais competentes. No entanto, essa vistoria não exclui a importância da visita do comprador interessado ao imóvel ou a central de decorados, no caso de unidades vendidas na planta. Durante o feirão algumas incorporadoras e imobiliárias oferecem serviço de transporte para clientes interessados em conhecer pessoalmente o imóvel. Isso possibilita uma análise atenta e mais detalhada de fatores decisivos no momento da aquisição como a região e proximidade de serviços, as vias de acesso, ventilação, iluminação, materiais utilizados, metragem e acabamento.
Quem está interessado em comprar imóvel deve ir ao evento com documento de identidade, CPF e comprovante de renda (três últimos contracheques ou seis últimos extratos bancários, para o caso de renda informal). A Caixa avisa que o imóvel pode ser financiado em 100% do valor em dois casos: pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), quando a empresa em que a pessoa trabalha possuir convênio com a Caixa e o débito puder ser feito em folha de pagamento ou pelo programa Minha Casa, Minha Vida, dependendo apenas da capacidade de pagamento do mutuário.
Então, até dia 20 de maio, as famílias interessadas em adquirir um imóvel próprio terão a chance de conquistar este sonho. Com os juros reduzidos, facilidades na concessão do crédito e mais de 21 mil ofertas com uma grande variedade de preços, tamanhos e localização e dependendo da capacidade de endividamento, ser proprietário de uma casa pode se tornar realidade.
Boa leitura!