O casal paranaense Renata Armênio e Anderson César Zani, que irá participar pela segunda vez de um dos maiores ralis de regularidade do país, traz boas lembranças da prova realizada no ano passado e esperam ainda mais desta edição. “Gostei no Transcatarina 2011 de passar pelo Rio Correntes e achei a prova de alto nível. Não tinha erro! As medidas, os pontos de referência, eram todos perfeitos e dava pra confiar na planilha e no navegador. Isso nos passou muita segurança por onde andávamos. Os terrenos eram muito lisos e diferentes dos que têm aqui do Paraná. Mas tivemos que tomar cuidado nas médias de velocidade pra segurar o carro’’, destaca a contadora.
O até então novato em ralis, Anderson, lembra que a ideia de participar do Transcatarina partiu da esposa. Segundo ele, a necessidade do casal em buscar momentos de lazer e relaxamento foi decisiva para a escolha do esporte. “O porquê de termos escolhido o Transcatarina? É fantástico! Fora a questão da mobilidade. Não é só um dia de prova, o que possibilita a participação de várias pessoas. A expansão da rede de amizades também é outro atrativo. Isso sem contar a organização, a qualidade das planilhas, as aferições. Tudo perfeito!’’, elogia o empresário.
O jovem casal do Paraná irá competir este ano novamente na categoria Junior voltada para pilotos e navegadores com pouca experiência. Sobre a preparação para o Transcatarina 2012, Anderson e Renata revelam: “Não estamos com nenhuma estratégia, nem mesmo uma preparação antecipada e treinos a gente vai fazer. Nosso objetivo é divertir e curtir a prova, mas claro levando tudo a sério’’.
Em 2011, já na estreia, os paranaenses passaram por grandes emoções na prova: “Sem conhecer muito bem o Transcatarina, achei que a prova seria bem menor e foi muito competitivo, mesmo na Junior. No ano passado, viramos o carro no segundo dia, perdemos muitos pontos e mesmo assim continuamos. Este ano será mais competitivo ainda pelas duplas concorrentes, que são muito boas. Nossa meta é ficar entre os dez primeiros’’, enfatiza Renata.
Parceria mantida
O experiente piloto e empresário Eduardo Moser, que há 14 anos participa de provas off-road e três somente no Transcatarina, vai manter a parceria iniciada em 2010 com o evento. O CEO da Lave Bem, empresa especializada em tintura e preparação de malhas, e amante do esporte radical sobre quatro rodas, ele apoia e compete o Transcatarina na categoria Super Master.
Mas para Eduardo, a rivalidade na prova não sobrepõe ao espírito de harmonia e amizade, característicos do Transcatarina: “No ciclo do rali o gostoso é isso, o clima amistoso que prossegue após a maratona. Prova disso é que tenho uma relação íntima com o pessoal da organização. Todos são amigos fora daquele ambiente”
Assim como nos anos anteriores, Eduardo Moser está com a sua inscrição confirmada e vai competir o maior rali de Santa Catarina ao lado de um novo navegador, Mário Jorge de Souza, de apenas 18 anos. Apesar da pouca idade do parceiro, Eduardo aposta: “Queremos ficar entre os cinco primeiros. O menino é bom, tem potencial e temos tudo pra dar certo”.
Até agora 182 inscrições já foram feitas para o Transcatarina 2012. Os interessados em participar do evento devem se apressar, restam apenas 32 vagas nas categorias de competição (Super Master, Graduados, Junior e Jeep) e 15 para a Turismo Adventure e Turismo Light. Mais informações no site www.transcatarina.com.br
O Transcatarina tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Troller, Santur e Hankook Pneus. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Apiúna, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Reunidas, Megaforth, Governo do Estado de Santa Catarina, Funturismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau. Visite www.transcatarina.com.br.