“As obras são para garantir o deslocamento seguro das pessoas desde o Terminal do Pinheirinho ao novo Hospital, facilitando o acesso de cadeirantes, idosos e de pessoas com dificuldade de locomoção”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Marqio Tookuni.
O novo calçamento está sendo feito com blocos de concreto intertravados (paver), que são antiderrapantes. Outra ação pela acessibilidade é a da construção de rampas de acesso nas esquinas próximas ao hospital. Na mesma região do Hospital do Idoso, a Prefeitura também fez um reforço da iluminação pública, melhorando a luminosidade nas ruas de acesso ao HIZA.
Instalações – O hospital do Idoso terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. Vão funcionar 141 leitos de enfermaria, terapia intensiva e cuidados intermediários.
O HIZA contará também com centros cirúrgicos, serviço de atendimento domiciliar no pós-alta (para suporte inicial aos pacientes e seus cuidadores) e central de diagnóstico por imagem.
Além de fazer exames nos pacientes internados no hospital, a central emitirá os laudos referentes aos exames que, também a partir de 2012, passarão a ser feitos nos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) Fazendinha, Boqueirão, Boa Vista, Sítio Cercado, CIC e Cajuru.
Com a inovação os usuários terão agilidade no atendimento. Atualmente, para se submeter a exames, os pacientes precisam ser levados até os hospitais universitários que dão suporte aos CMUMs.