Londrina ganha polo de ensino para capacitar oftalmologistas

Tania Schaefer, diretora técnica do Instituto SOBLEC de Educação Bebel RitzmannEste é o quinto polo inaugurado no país pelo Instituto SOBLEC de Educação, que objetiva aprimorar oftalmologistas, oferecendo cursos de capacitação com ênfase no ensino da adaptação de lentes de contato, córnea e refração. As cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Joinville já têm suas unidades e nos próximos meses Fortaleza, Natal, Florianópolis e Goiânia também serão contemplados. “Nossa preocupação está em fortalecer o serviço médico oftalmológico em todo país, porque o ensino da adaptação de lentes não é tão padronizado no país quanto gostaríamos”, destacou Tania Schaefer.

Segundo pesquisa realizada pela SOBLEC, o Brasil forma anualmente mais de 800 médicos oftalmologistas, mas a grande maioria destes profissionais só passa a se interessar na adaptação de lentes de contato depois da residência. “Objetivamos treinar ao menos 100 médicos residentes por curso, focados na ampliação das possibilidades do uso de lentes de contato pela população em geral, com supervisão médica, baseada nas normas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia”, disse a médica.

Em países desenvolvidos, cerca de 25% da população em geral é usuária de lentes de contato. No Brasil o número de usuários está em torno de menos de 3%, estagnado há anos, sendo que na Argentina está em 15%. Em números aproximados, temos 2 milhões de usuários, mas o potencial seria de, pelo menos, 8 milhões. “Nossos números ainda são baixos devido à falta de informação da população brasileira sobre as vantagens do uso de lentes de contato. A falta de treinamento é peça elementar para ser resolvida. Isto tanto para o médico oftalmologista quanto para o usuário”, expõe.

 

Senador Álvaro Dias prestigiou inauguração do polo de ensino Bebel Ritzmann

Por seu caráter educativo, a SOBLEC tem como missão atuar no ensino da refratometria, no estudo minucioso da córnea e na adaptação de lentes de contato para as diversas situações e condições dos olhos, possibilitando a prevenção da saúde ocular da população brasileira. A entidade conta com parceria dos laboratórios da especialidade para realizar este trabalho educacional, tornando a capacitação ainda mais acessível aos jovens médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *