Um dos itens que podem contribuir para isso é a iluminação. Por meio dela, é possível tornar os ambientes mais atraentes, harmônicos e sofisticados. “A escolha correta de luminárias e lâmpadas é fundamental para valorizar os espaços”, afirma Elizabeth Bianco, gerente comercial da Ideally Iluminação, empresa especializada em assessoria na área de luminotécnica.
Uma iluminação bem planejada pode criar o clima ideal para relaxar, descansar, receber amigos e curtir o verão. Além disso, o projeto luminotécnico deve levar em conta a decoração do ambiente. Em casas de praia, o uso de elementos naturais e tons claros, que realçam e refletem a iluminação, exigindo menos fontes de luz, são frequentes, assim como a instalação de portas e janelas amplas, que permitem uma maior captação de luz natural.
Em função disso, é possível utilizar lustres ou pendentes, que podem ser de vários tamanhos e formatos, ou também optar pela iluminação embutida no teto. “Como uma residência praiana costuma ficar longos períodos fechada e exposta à maresia, é preciso escolher materiais duradouros, fáceis de limpar e que sejam resistentes aos fatores climáticos, como o alumínio”, explica Elizabeth.
Na área externa da casa, a iluminação, aliada ao paisagismo, valoriza o imóvel e também pode criar cenários diversos, tornando o ambiente palco de bons momentos. Balizadores, refletores, arandelas, postes e up lights são boas opções para espaços ao ar livre.
Além disso, tão importante quanto a escolha da luminária, é o cuidado na escolha das lâmpadas. Evite lâmpadas muito potentes, que geram calor excessivo. Prefira os LEDs, que possuem baixo consumo energético, alta durabilidade e baixa manutenção.
Divulgação