Curitiba é a primeira capital do país em saneamento

O levantamento tem como base dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2009 do Ministério das Cidades. Foram levados em consideração o volume de investimentos, a redução de perdas de água tratada e os pequenos aumentos na tarifa média cobrada.

No índice geral (capitais e municípios do interior), Curitiba saltou da 11ª para a 5ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos em 2009.

“Cabe destacar a entrada de Curitiba, que passou da 11ª para a 5ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos. Deixaram de fazer parte das 10 melhores, as cidades de Brasília e Belo Horizonte que agora ocupam, respectivamente, a 13ª. e 14ª. Posições”, disse o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

“Todas as dez cidades melhor colocadas possuem ótimos índices de atendimento e gestão. Qualquer pequeno avanço ou retrocesso de um ano a outro causa mudanças de posição. Entre elas, portanto, a posição no ranking deve ser vista mais como indicativa”, completou.

Metodologia

Para fazer o ranking, o Trata Brasil considera várias informações prestadas pelas empresas operadoras de saneamento nas cidades, entre elas, a população total atendida com água tratada e com rede de esgoto; tratamento do esgoto por água consumida; índice total de perda de água tratada.

O ranking avalia ainda a tarifa média praticada e que corresponde à relação entre a receita operacional do prestador do serviço e o volume faturado de água e de esgoto na cidade, além dos investimentos em relação à geração de caixa dos sistemas, compreendendo a arrecadação sem despesas operacionais.

Para cada indicador o estudo estabelece um ranking de evolução e a combinação destes dados classifica a cidade no ranking.

Ranking do saneamento no Brasil
1)        Santos (SP)
2)        Uberlândia (MG)
3)        Franca (SP)
4)        Jundiaí (SP)
5)        Curitiba (PR)
6)        Riberão Preto (SP)
7)        Maringá (PR)
8)        Sorocaba (SP)
9)        Niterói (RJ)
10)    Londrina (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *