Cenário que amplia a gama de opções, ao mesmo tempo em que torna a concorrência por inquilinos mais acirrada para as imobiliárias o que, segundo a gerente-geral da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch, exige novos padrões de diferenciação do imóvel. “A orientação é que os proprietários invistam na mobília”, destaca.
A empresária orienta que, na cozinha, seja instalado todo o mobiliário, de forma planejada, incluindo o tampo da pia, em granito. No banheiro, sugere-se colocar armários embaixo da pia, espelho e box. Além disso, recomenda-se a instalação de piso laminado na sala e nos quartos e a colocação de spots com lâmpada em todos os ambientes da casa. “Investir em uma sanca de gesso nas laterais do teto também é interessante”, completa.
Augusta revela que, para a realização destas benfeitorias, o investimento gira em torno de R$ 5 mil, considerando um apartamento de padrão médio, com área privativa de 70 metros quadrados, com dois dormitórios e um banheiro. “O proprietário consegue recuperar os recursos aplicados em aproximadamente três meses de locação. Além disso, ele estará deixando de pagar as taxas de IPTU e condomínio”, destaca.
Outra alternativa é locar o imóvel como mobiliado. Neste caso, também é necessário instalar armários e cama box nos quartos, mesa na sala de jantar, bem como sofá e balcão para a televisão na sala de estar. De acordo com Augusta, além de aumentar a velocidade de locação do imóvel, as melhorias rendem um retorno maior ao locador, mais próximo do valor real de mercado. “Isso é um investimento que vai ficar de forma permanente no imóvel”, defende.
A gerente-geral da Senzala Imóveis comenta que, atualmente, o retorno em aluguel corresponde, em média, a 0,6% do valor do imóvel, podendo chegar, em alguns casos, a 1%. “Para determinarmos este índice, avaliamos o valor do metro quadrado para locação na região, o estado de conservação e as características da habitação e a oferta de imóveis no seu entorno. Outro fator que tem grande impacto no aluguel é a taxa de condomínio. Se ela for muito alta, o rendimento para o proprietário será menor”, explica.