Junior Almeida
Muita poeira, travessia de rios, erosões, balaios em eucaliptos à noite, passagem por túneis, subidas e descidas de serra. Essa foi a composição dos 220 quilômetros das etapas cinco e seis da Copa Mineira de Rally de Regularidade, disputadas por cerca de 60 competidores. Nos dias 9 e 10 de setembro, equipes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro enfrentaram trilhas inéditas do Circuito do Ouro, saindo da capital, passando por Sabará, Catas Altas, Serra do Caraça e por último chegando a Mariana.
No caminho, o visual surpreendeu a todos, mas as dificuldades também: “A prova de dois dias sempre é mais emocionante, pois temos uma segunda chance para recuperar o que houve de errado no dia anterior. Os ralis da Copa Mineira vêm mantendo uma excelente qualidade técnica, com dificuldades variadas e médias de velocidade justas, além da paisagem que nesta prova superou!”, avalia Rafael Dal Bello, navegador vencedor da categoria Master. Ele e seu piloto Fernando Lage venceram os dois dias de provas, com peso de responsabilidade por igual para cada um da dupla: “Estas etapas foram muito bacanas e a cada prova o Jeep Clube Minas Gerais está medindo pilotos e navegadores, colocando ambos para trabalhar por completo”, finaliza Lage, representando Belo Horizonte.
No primeiro dia de rali, as equipes enfrentaram um novo desafio na Copa: a etapa noturna. A parte final do percurso da sexta-feira passou por fazendas de eucalipto a noite e não foi fácil acertar os balaios: “Essa navegação foi a mais difícil e exigiu muito do meu trabalho e o da pilotagem. Qualquer vacilo era crucial, poderíamos perder no caminho e até perder a prova, mas tivemos atenção redobrada para sair bem”, comemora Viviane Schneider, navegadora de Inhapim/MG e que faz dupla com Bruno Moreira na categoria Senior. O piloto aprovou tudo nesta rodada dupla inédita, principalmente o visual: “Acertamos tudo, médias de velocidade e navegação. Foi difícil pelo que enfrentamos nas trilhas e também pela disputa, já que a nossa categoria está com nível mais competitivo neste ano. Apesar da tensão do rali, adoramos as paisagens, principalmente o pôr do sol em um neutro na Serra do Caraça. Sensacional!”.
O pódio da terceira rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade ficou com uma dupla fluminense e que começou no esporte com o pé direito. Carlos Eduardo Matias e Marcos Rizo, da Jipe Estreante, nunca tinham andando em uma prova de jipes e se surpreenderam com as trilhas mineiras: “Não foi uma prova fácil e sim justa mesmo sendo para iniciantes. Teve de tudo, mas o trial no primeiro dia a noite foi muito legal. O sábado exigiu mais de navegação, porém foi excelente! Adoramos o rali!”, comenta o navegador de Paty do Alferes/RJ. A dupla só competiu anteriormente enduros de moto e estavam parados há cerca de um ano. Agora decidiram voltar, mas de carro e perceberam as diferenças: “As trilhas são muito precisas e exigem atenção máxima de piloto e navegador. Gostamos demais da experiência e iremos competir as demais etapas da Copa neste ano”, afirma Carlos.
Acompanhe a seguir nos links os resultados de cada etapa e o acumulado dos dois dias. A quarta rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade será nos dias 21 e 22 de outubro nas regiões de Cristais e Formiga. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.jeepclubemg.com.br.