O KopClub é um projeto grandioso. Da sua concepção à reunião dos parceiros, tudo foi pensado para presentear o consumidor assíduo e fazê-lo sentir-se exclusivo e reconhecido ao pertencer a um grupo que irá vivenciar experiências únicas. “Programa de fidelidade é démodé, uma simples troca. Relacionamento leva a lealdade da marca”, afirma Orlando Glingani, gerente de marketing e inovação da grife e idealizador do projeto em parceria com a empresa Gott it!, de Vivian Gottesmann, diretora geral e gestora de marketing estratégico.
Funciona assim: ao realizar compras nas lojas Kopenhagen em todo o Brasil, o cliente é convidado a associar-se ao KopClub. Ele recebe um cartão Kopenhagen na loja e finaliza seu cadastro no site KopClub criado para o grupo, com login e senha personalizados. Ao acumular 150 pontos o cliente resgata em uma das lojas um presente exclusivo aos sócios, que não será vendido. “Vamos presentear nosso cliente pela sua lealdade e ele terá desejo em ser Kopenhagen cada vez mais”, afirma Orlando.
A aspiração em pertencer ao programa vai além das lojas da rede de chocolaterias. O cliente KopClub terá acesso a ícones do luxo que não se associariam com nenhuma outra marca de chocolates no Brasil, pela presença, qualidade e tradição que Kopenhagen representa. Amarula, Granado, Perfumaria Phebo, Expand, Montblanc, Rockstter, Mini Cooper, Grifes & Design, Unique, Companhia Athletica e Shoulder vão oferecer aos clientes KopClub gifts e serviços especiais exclusivos aos membros do programa. Em comum a estas marcas estão alguns códigos do luxo que permitem essa sinergia tanto entre os consumidores quanto às empresas que farão uma espécie de migração de clientes umas com as outras, ou seja, clientes e marcas, todos saem ganhando.
Entre os benefícios estão à pintura do teto com outra cor para clientes que adquirirem um modelo Mini Cooper, o café da manhã no hotel Unique, parcelamento especial nas compras de produtos Montblanc, presentes nas lojas Expand, Rockstter, Shoulder e Granado, garrafas de Amarula Cream 375 ml entregues na residência dos clientes, entre outros benefícios. “Não é só o benefício, é a experiência de momentos que não se repetem”, reforça o gerente. Outras renomadas grifes já estão em fase de inclusão no programa que só tende a crescer.
Para se chegar nesta configuração, a Kopenhagen lançou o projeto em forma de piloto nas praças de Campinas e Salvador. Em apenas dois meses de experiência, 47% dos clientes efetivaram seus cadastrados e converteram a pontuação em benefícios. “Estamos analisando o tempo entre o pré-cadastro na loja e a efetivação no site, certamente esse número irá aumentar”, explica Orlando. No levantamento, ainda foi possível saber que 67% do público da marca é feminino, com idade entre 31 e 45 anos, sendo 51% sem filhos, o que demonstra um consumo de produtos de perfil estritamente adulto.
O KopClub vem coroar uma série de mudanças que Orlando Glingani vem implantando na marca desde que assumiu o marketing no ano passado. Inclusão de ingredientes inusitados e sofisticados, diferente do que o consumidor vê no mercado, inclusive no exterior; readequações de layout para uma organização mais clássica da loja e, principalmente, a padronização das embalagens. “Kopenhagen tem 83 anos, é natural que haja diferenças nos layouts dos produtos de gerações diferentes”, explica o gerente.
Para isso, foi necessário buscar inspiração na flor do cacau que da união com a letra ‘K’, de Kopenhagen, nasceu um novo padrão gráfico que estará presente em todas as embalagens, peças e comunicação da marca. O monograma traz uma elegância que apenas as mais sofisticadas grifes possuem. “Estamos gerando valor à marca Kopenhagen ao colocá-la lado a lado com grifes que conversam com nosso público leal e ainda enviando uma mensagem uníssona do nosso posicionamento e negócio estratégico por trás da marca”, finaliza o gerente.
Divulgação
SERVIÇO:
Kopenhagen Curitiba – Nove lojas na grande Curitiba: oito na capital – nos principais shoppings e na Rua XV de Novembro no centro – e uma em São José dos Pinhais – no shopping São José. Informações: (41) 3079-4500. SAC: 0800 100 678. www.kopenhagen.com.br.
Sobre a Kopenhagen:
Há oito décadas, a Kopenhagen seduz o paladar dos brasileiros. Sinônimo de sofisticação no segmento de chocolates finos, a grife que faz parte do Grupo CRM – controlador também da Brasil Cacau e Dan Top – está presente em praticamente todo o território nacional, somando 278 lojas. Este crescimento levou o Grupo CRM a idealizar um novo parque fabril e que é responsável por uma produção de duas mil toneladas de chocolate por ano, só para a marca de Kopenhagen. A Kopenhagen diversificou sua área de atuação há dois anos, quando abriu uma rede exclusiva de restaurantes batizada de Kopenhagen Gourmet Station, com unidades em Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. A grife possui hoje mais de 300 itens em linha, alguns deles top of mind nos seus segmentos como Nhá Benta, Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brandy.