Curitiba será modelo em logística urbana

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a fazer um estudo integrado de logística urbana. “Esse estudo vai servir de modelo na América Latina e Caribe para a implantação de sistema de infraestrutura de transporte de cargas no anel central de uma cidade”, disse especialista da Divisão de Transporte do BID Juan Pablo Guerrero, que coordena os trabalhos.

O trabalho pela melhoria do desenvolvimento logístico de Curitiba integra convênio de US$ 850 mil, com recursos a fundo perdido do BID, firmado com a Prefeitura no fim de 2010, pelo prefeito Luciano Ducci. A contrapartida do município é de US$ 212,5 mil. Os estudos deverão ficar prontos em meados de 2012.

Além do especialista Juan Pablo Guerrero, que coordena o estudo de logística urbana, a missão do BID é formada pelo consultor Reinaldo Fioravante e pelo especialista em planejamento urbano e consultor da instituição Juan Pablo Antún.

Resultados – Ao final, o documento irá sugerir as melhorias que podem ser implantadas na cidade, como por exemplo, centros de distribuição em alguns pontos para reduzir o trânsito de cargas. Pelo estudo será feito o diagnóstico do transporte de carga que passa pela cidade e o fluxo de mercadorias que circula por Curitiba e região metropolitana.

O projeto também prevê a implantação de medidores e indicadores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O convênio pretende transformar Curitiba num modelo de logística urbana tanto para o Brasil quanto para a América Latina.

“É a primeira vez que vejo uma cidade da América Latina preocupando-se em recuperar uma área central com um estudo desse porte e ainda buscar tecnologia de logística da distribuição urbana de cargas que permitirá baixar os custos”, disse o especialista em planejamento urbano e consultor do BID Juan Pablo Antún.

Segundo Antún, o projeto tem duplo impacto para a cidade de Curitiba e para outras futuramente: menor custo para distribuição dos produtos e maior número de pessoas que poderão consumir esses produtos por causa da acessibilidade.

Credenciais – A infraestrutura de Curitiba, o planejamento urbano e a referência no transporte público credenciaram a cidade a receber o financiamento a fundo perdido do BID.

“O planejamento logístico e a melhoria da mobilidade traz economia para as empresas que gastam menos tempo com transporte. O resultado é a maior competitividade que faz com que Curitiba seja mais atraente para investimentos”, disse o presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo.

A Agência Curitiba é responsável pela administração, execução e organização do estudo de logística urbana e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), pela supervisão, monitoramento e validação dos trabalhos.

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