Segundo o empresário Waldemir Kürten, o desafio de construir a casa em 12 horas fez parte da estratégia de lançamento da rede de franquias Kürten Haus-Systeme Ltda. A primeira franquia nacional de casas pré-fabricadas em wood frame será lançada em breve, na capital. “Além da agilidade, este tipo de construção traz muitas vantagens ao consumidor”, assegura o empresário. “Como a casa sai praticamente pronta da fábrica, temos uma obra limpa e seca, não enfrentamos problemas com o desvio de materiais, falta de mão-de-obra ou as variações climáticas”, destaca Kürten, lembrando que este tipo de construção é muito comum nos Estados Unidos e na Europa.
A construção emprega sistemas de isolamento, que representam grande conforto térmico e acústico. Os projetos, personalizados de acordo com o cliente, permitem a automatização dos sistemas elétricos, utilização de aquecimento solar e de fotovoltaico, além de captação de água da chuva para reutilização. Do ponto de vista ambiental, as construções em wood frame contribuem para reduzir a emissão de poluentes, já que quase não há desperdício de materiais e há o emprego de matéria-prima regional (90% da madeira utilizada na indústria será do Paraná, maior produtor de pinus do país).
Único material de construção renovável, a madeira de reflorestamento faz o sequestro de carbono, contribuindo para a redução do efeito estufa, ao invés de agravá-lo. “Do ponto de vista econômico a popularização deste tipo de construção no país também é um reforço à indústria de reflorestamento nacional”, defende Kürten. Segundo ele, a emissão de CO2 neste tipo de construção pode ser até 80% inferior que as convencionais.