SOBLEC cria pólo de ensino para formar especialistas

Para Tânia Schaefer, departamento de ensino contribuirá com a formação do médico brasileiroBebel Ritzmann

Acontece em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de agosto, a inauguração do Pólo de Ensino Presencial do Instituto SOBLEC de Educação, em curso ministrado pelo renomado oftalmologista Cléber Godinho. O evento, que será realizado no Instituto Hilton Rocha, é mais uma ação dirigida pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), e conta com a participação de sua presidente, Tania Schaefer.

De acordo com a presidente da Soblec, o objetivo da ação é fortalecer o serviço médico oftalmológico em todo o país, capacitando os médicos brasileiros com cursos de especialização. “Percebemos essa necessidade no mercado e estamos criando um departamento de ensino oftalmológico capaz de contribuir com a formação do médico brasileiro, em especial no que se refere ao procedimento de adaptação de lentes de contato”, explica.

Importância do Ensino

Em países desenvolvidos, cerca de 25% da população em geral é usuária de lentes de contato. No Brasil o número de usuários está em torno de menos de 3%, estagnado há anos, sendo que na Argentina está em 15%. Em números aproximados, temos 1 milhão de usuários, mas nosso potencial seria de, pelo menos, 8 milhões. Assim, o mercado potencial do Brasil, em relação ao número de novos usuários de lentes de contato é consideravelmente grande.

“Isso de deve à falta de informação da população sobre as vantagens do uso de lentes de contato. Percebemos que o número de usuários que entram no mercado de lentes de contato no Brasil é o mesmo que abandona o uso, possivelmente sem assistência oftalmológica. A falta de treinamento é peça elementar para ser resolvida. Isto tanto para o médico oftalmologista quanto para o usuário.”, expõe Tania Schaefer.

De acordo com a oftalmologista, a criação do pólo de ensino em Belo Horizonte é um projeto piloto, com vistas a se criar departamentos de lentes de contato em pelo menos 10 Serviços de residência oftalmológica no país. Atualmente, o Brasil conta com 94 serviços em oftalmologia, dos quais apenas em torno de dez ofertam o ensino para a adaptação em lentes de contato.

“Por ano, o Brasil forma pelo menos 800 médicos oftalmologistas. Por isso, objetivamos treinar ao menos 100 médicos residentes por curso, focados na ampliação das possibilidades do uso de lentes de contato pela população em geral, com supervisão médica, baseada nas normas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)”, finaliza Tania.

Por seu caráter educativo, a SOBLEC tem como missão atuar no ensino para a correta refratometria, no estudo minucioso da córnea e na adaptação de lentes de contato para as diversas situações e condições dos olhos, possibilitando a prevenção da saúde ocular da população brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *