Cerca de 800 quilômetros de trechos cronometrados entre a serra de Santa Catarina e o litoral do estado aguardam os mais de 150 jipes vindos de todos os cantos do Brasil. O trajeto é cem por cento inédito, com travessias de rios, descidas de serra em regiões de cânions, centenas de balaios e laços em alta velocidade. A primeira partida a ser dada será no prólogo no dia 13 de julho, onde será definido o grid de largada, tudo em Fraiburgo. Os competidores irão percorrer um pequeno trecho em uma fazenda e a outra parte com direito a espectadores: “A prefeitura de Fraiburgo está preparando um terreno onde o público da cidade poderá acompanhar os jipes em ação, mais de perto”, afirma Wagner.
Na manhã seguinte, no dia 14 de julho, as equipes de nove estados confirmados no 3º Transcatarina partem rumo a São Cristóvão do Sul, 1ª etapa do rali. Segundo o diretor de prova, pilotos e navegadores percorrerão trilhas em fazendas de maçã em Fraiburgo, atravessarão o Rio Despraiado, com 150 metros de largura e depois enfrentarão mais algumas áreas de reflorestamento até São Cristóvão do Sul.
Na tarde do dia 14, os carros terão de cumprir a 2ª etapa de provas, indo até Lages. Até lá, mais desafios: “O pessoal irá passar por duas boas fazendas com estradas excelentes que nos permitiu colocar alguns laços com velocidades bem altas. Em seguida, as equipes irão descer um cânion entre essas fazendas, passando por belas trilhas”, complementa Wagner.
Como em todos os anos, o frio será o maior companheiro de todos. A previsão é de geada em alguns pontos por onde irá passar o rali. Como prevenção, a SC Racing recomenda que as equipes levem lubrificantes e fluidos para os carros ligarem mais fácil pela manhã, principalmente os com motor a diesel. Em 2010, muitas duplas tiveram problemas para ligar seus carros nas manhãs frias e de geada. E tem uma equipe do interior de São Paulo que já está se prevenindo de todos os desafios possíveis. Os irmãos Emanuel e Leonardo, de Paulínia, escolheram o 3º Transcatarina para voltarem ao off road.
Crédito: Paulo Valente
A dupla competiu por muitos anos um campeonato na região sudeste e há seis está parada. Os irmãos decidiram arrumar o Engesa da família e voltar em um grande rali no sul do país: “Sabemos que a prova será difícil, com muito barro, frio e médias de velocidade alta, mas estamos nos preparando e vendo todos os detalhes para sairmos bem na prova”, afirma o piloto Emanuel Santana da Silva.
Do estado de São Paulo estão confirmadas mais 13 equipes. Especificamente a dupla de Paulínia não quer saber de imprevistos e promete andar na frente: “Vimos alguns vídeos das edições anteriores e barro é o que não vai faltar! Também percebi que no Transcatarina os navegadores trabalham bastante! Mas eu e o meu irmão gostamos de provas assim, rápidas e com muitos obstáculos. No primeiro dia vamos experimentar o rali, mas já a partir do segundo é andar pra chegar em primeiro, sempre lembrando que nosso objetivo é completar o desafio por completo”, finaliza Leonardo.
Quem quiser participar desta aventura ainda pode se inscrever nas categorias Turismo Adventure e Turismo Light. Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site www.transcatarina.com.br. Veja abaixo a programação das etapas:
Quarta-feira, dia 13 de julho
Prólogo em Fraiburgo
Quinta-feira, dia 14 de julho
1ª etapa (manhã) – Fraiburgo a São Cristóvão do Sul
2ª etapa (tarde) – São Cristóvão do Sul a Lages
Sexta-feira, dia 15 de julho
3ª etapa (manhã) – Lages a Otacílio Costa
4ª etapa (tarde) – Otacílio Costa a Rio do Sul
Sábado, dia 16 de julho
5ª etapa (manhã) – Rio do Sul a Apiúna
6ª etapa (tarde) – Apiúna a Balneário Camboriú
O Transcatarina 2011 tem o patrocínio da Ensimec, Hotel Renar, Hankook Pneus e Troller, além dos apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Trilha SC Troller, Amortecedores Offshox e Reunidas.
Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.