Para realçar com qualidade obras de arte como pinturas e esculturas é imprescindível o desenvolvimento de um projeto luminotécnico que avalie o tipo do material: peso, densidade, orgânica, entre outros fatores. “Após análise criteriosa destes fatores será feita a es-pecificação e escolha das lâmpadas mais adequadas às necessidades e ao efeito que se queira criar”, afirma Eli-zabeth Bianco, gerente comercial da Ideally Iluminação.
Lâmpadas halógenas que reproduzem com fidelidade as cores têm um alcance maior no que diz respeito a distâncias, evitando o aquecimento e o conseqüente desgaste das peças. É importante ressaltar que a iluminação deve ser direcionada apenas à tela, e não a moldura, evitando assim a reprodução de sombras que possam atrapalhar a visualização da pintura.
Os raios UV, produzido por algumas lâmpadas que não possuem a tecnologia ideal, podem causar descoloração e ressecamento das peças, por isso toda atenção é necessária na hora de escolher a iluminação para destacar, sem prejudicar a obra que será o diferencial na decoração. O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer de interiores Daniel Casagrande fazem projetos diferenciados para residências que privilegiam as obras de arte em parceria com a Ideally Iluminação.