A Mundo Livre 93.9FM é a rádio que mais cresce em Curitiba. Segundo pesquisa do Ibope, realizada entre dezembro/2010 a março/2011, a emissora atingiu um crescimento de 97,5% no share de audiência na capital paranaense. Fundada em fevereiro de 2008, a emissora surgiu com a missão de tocar música de qualidade, cuja programação foi inspirada nos ideais da geração musical da segunda metade do século XX, que fazia ecoar os gritos de liberdade em direção ao fim das guerras, dos preconceitos e do desrespeito à natureza. Sempre antenada e buscando acompanhar o movimento mutante da música, a Mundo Livre também apresenta em sua grade as novas tendências e os grandes hits do momento.
O gerente geral das rádios do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), João Santos, credita o crescimento da emissora, principalmente, ao alinhamento da programação musical. “Hoje a programação é mais direcionada a um estilo musical que abrange os públicos das classes A e B, focando num grupo de ouvintes que gosta de ir à praia, fazer churrasco, assistir filmes em casa, de esportes, de ler livros e de ir a shows”.
Para o coordenador de marketing GRPCOM Rádios, Murilo Bonucci, outros fatores também favoreceram a ampliação da participação da rádio no mercado. O trabalho de posicionamento de marca e o fechamento de parcerias possibilitaram a experimentação de novos ouvintes, destaca. De acordo com ele, pesquisa realizada apontou que 80% de novos ouvintes que experimentam a rádio permanecem fiéis à programação. “Além disso, ações promocionais, ativação de meios digitais e outras formas de acessar a rádio e uma aproximação por meio da participação dos ouvintes também contribuíram para o crescimento”, argumenta Bonucci.
Hélio Pimentel, coordenador artístico da Mundo Livre FM, enfatiza que a estratégia da emissora foi criada e é praticada de uma maneira que permite ajustes permanentes, entretanto, algumas ações constituem a espinha dorsal da rádio, como a programação musical qualificada, revelando novas tendências e trazendo para o dial os grandes clássicos que marcaram a história da música. Outros pontos citados por ele são o desenvolvimento de inúmeros projetos especiais, que possibilitam levar a Mundo Livre além das freqüências sonoras da 93,9 e o engajamento direto em projetos extremamente contemporâneos e inovadores. Um grupo de colaboradores que entende e vibra com os propósitos da rádio, com locutores e representantes das áreas comercial, marketing, artístico e administrativo que vestem a camisa é mais um ponto forte na estratégia, acrescenta Pimentel. Ele destaca ainda que a campanha publicitária focada no institucional posiciona a emissora como um veículo verdadeiramente de atitude, o show do Iron Maiden e a rádio como a emissora oficial do Lupaluna também são responsáveis pelo sucesso. “Acredito que todos esses fatores estão contribuindo de forma integrada para a consolidação da emissora e consequente aumento de audiência. Tudo sendo direcionado para que a Mundo Livre se torne um veículo formador de opinião e influente nas decisões empresariais e políticas do nosso estado”.
Além da programação musical, a Mundo Livre FM vem apoiando ao longo de sua trajetória projetos culturais, ambientais e sociais, promove concertos nacionais e internacionais e valoriza a cultura musical local. Em seu portfólio de realizações estão Acústico Mundo Livre, Batel Soho, Projeto Águas do Amanhã, Pedale por Um Mundo Livre, Lupaluna Festival, Normal em Curitiba, Curitiba Apresenta e Geração Mundo Livre. Detalhes destes projetos estão no site da emissora www.mundolivrefm.com.br.