Programa vai atender 100 mil famílias com moradia

“Lançamos hoje um grande plano de moradias. Vamos fazer uma revolução habitacional e já temos um bom entendimento com o governo federal para que isso ocorra”, disse o governador durante a solenidade de lançamento, no Canal da Musica, em Curitiba. “Vamos atuar em três frentes: a construção de moradias rurais, o atendimento a pessoas que moram em áreas de risco social e a regularização fundiária”, afirmou Richa. Segundo o governador, o programa permitirá construir em quatro anos um número de moradias equivalente a mais da metade do total construído no Estado desde o primeiro plano de habitação popular, lançado há 60 anos.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, afirmou que o programa é inovador e que representa um marco na história do Paraná. De acordo com ele, o déficit de moradias no Paraná é de 270 mil unidades e será sensivelmente reduzido pelo programa.

As metas para 2011, informou, estão firmadas no convênio assinado nesta segunda-feira com a Caixa Econômica Federal. Neste primeiro ano, serão atendidas mais de 27.500 mil famílias, das quais 25 mil na área urbana e 2.500 na área rural. Os recursos previstos são de aproximadamente R$ 700 milhões, dos quais R$ 100 milhões representam contrapartida do governo estadual.

O prefeito Luciano Ducci, que participou do evento, adiantou que  em Curitiba estão em obras cerca de 7 mil unidades habitacionais, sendo 1.100 para transferências de famílias que moram em áreas de riscos como margem de rios. Nos últimos dois anos foram entregues na cidade 5.239 moradias. “Não são apenas casas, junto com as novas moradias a Prefeitura desloca uma série de infraestrutura como pavimentação, escolas, creches, Unidades de Saúde e outros serviços públicos para atender as comunidades”, destacou o prefeito Luciano Ducci.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *