Irene Roiko/FAS
Irene Roiko/FAS
Bebel Ritzmann
Bebel Ritzmann
Irene Roiko/FAS
Para eles a diversão começa quando o asfalto termina. Lama, chuva e atoleiros, quanto maiores forem as dificuldades encontradas no trajeto, melhor terá sido o passeio. Assim é a vida dos jipeiros que, no sábado (26), dividiram um pouco da emoção que sentem nas trilhas com 117 pessoas, todos portadores de algum tipo de deficiência. Foi a terceira edição do Rally da Inclusão, evento promovido pela Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU), com o apoio do Jeep Clube de Curitiba, que visa contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte.
Com um comboio de 90 jeeps, o passeio teve duração de uma hora e meia, e percorreu 35 km por trilhas de Campo Magro, na região metropolitana. Cerca de 500 pessoas participaram da ação, entre equipe de apoio, portadores de deficiência e seus acompanhantes. Segundo o presidente do Jeep Clube de Curitiba, Odair de Oliveira, mais uma vez um grande número de jipeiros aderiu ao chamado. “Ficamos muito satisfeitos com a execução deste projeto, que é de grande importância para o Jeep Clube e seus associados, na medida em que permite a todos os envolvidos esta experiência única de integração”, destaca o presidente.
Parte das comemorações dos 318 anos de aniversário de Curitiba, a largada oficial do 3º Rally da Inclusão foi dada pelo prefeito Luciano Ducci. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, acompanhou o rally em um dos jeeps. “Queremos mostrar, por meio de atividades como o Rally da Inclusão, que é possível superar dificuldades, apesar das limitações que cada pessoa possa ter”, disse Marry. Quem também participou da prova foi o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz. “Se não fossem por ações como essa, muitas das pessoas com deficiência que estão aqui hoje jamais teriam a oportunidade de entrar num jipe e participar de uma prova de rally”, afirmou.
O Rally da Inclusão é promovido pela UNILEHU em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Tem o apoio do Jeep Clube de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS) e do Rotary Internacional.