O grupo de voluntários de Curitiba, que discute a viabilidade de implantação de um projeto piloto de fornecimento gratuito de internet na cidade, realiza mais um encontro nesta quinta-feira (24), às 19h30, no Cietep – Av. Comendador Franco, 1341. Além do grupo Cidades Digitais – formado por integrantes do Núcleo de Articulação de Curitiba, da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) –, estarão presentes alguns representantes de empresas de tecnologia, entre elas a representante da Appel no Brasil, prefeitura de Quatro Barras e da Copel.
Neste mês, os participantes começaram as articulações e levantamento de dados no bairro Uberaba. O encontro é aberto a todos que queiram contribuir com a proposta. Interessados podem entrar em contato com Fernanda Favoratto Martins pelo (41) 3271-7404 ou e-mail rede@fiepr.org.br.
Exemplos no Estado – No final de janeiro deste ano, a Rede de Participação Política iniciou a produção da série de reportagens Cidade Digital com o objetivo de mostrar e valorizar as iniciativas de municípios paranaenses que estão investindo para levar à população o acesso gratuito à internet, transformando-se em Cidades Digitais. Os primeiros casos foram Pitangueiras, Assaí, Cascavel e Engenheiro Beltrão.
Localizado na região noroeste do Paraná, Engenheiro Beltrão foi o primeiro município da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) a disponibilizar o sinal gratuito de internet para a população. Com aproximadamente 14 mil habitantes, o sistema, chamado de EBonline – criado por meio da Lei 1637/2010 – foi inaugurado em março do ano passado e atualmente beneficia 750 pessoas. A exemplo de algumas outras cidades digitais, para ter acesso à internet de graça o morador precisa estar em dia com as obrigações tributárias. Porém, Engenheiro Beltrão possui uma peculiaridade. Os contribuintes, por meio do IPTU participativo, tiveram um papel decisivo para a implantação do EBonline. É que na contracapa do carnê existe um espaço para que o cidadão beltronense indique em que o dinheiro arrecadado com o tributo deve ser empregado. Em 2009, 87% escolheram a internet gratuita como investimento.
Os detalhes da série Cidades Digitais estão no site www.participacaopolitica.org.br
Marisa Monte anuncia shows em Curitiba no Teatro Positivo
Em setembro de 2022, Portas se abrem para os fãs de Marisa Monte em Curitiba