O primeiro passo para se ter uma boa instalação elétrica natalina é com relação à qualidade dos produtos instalados. De acordo com Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL, o consumidor deve adquirir somente enfeites e cabos condutores de energia aprovados pelo INME-TRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O Cordão Flexível Paralelo, que é o produto mais utilizado para ligações elétricas dos enfeites, deve conter na embalagem o selo do Certificado da Marca de Conformidade do INMETRO, uma garantia de que o mesmo foi produzido dentro das normas vigentes.
Quando a decoração é simples, o próprio consumidor pode fazer a instalação, desde que evite colocar enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas. As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.
“São formas de prevenção contra riscos de incêndios”, comenta o executivo da SIL. “Quando a ideia é montar uma decoração mais elaborada e com muitas lâmpadas, orientamos a contratação de um profissional qualificado, como o eletricista, que terá condições de sugerir o dimensionamento dos condutores elétricos de forma que este não sobrecarregue os circuitos”, completa Volyk.
Para evitar choques elétricos
Em uma residência, o risco de choque elétrico é facilmente resolvido com a utilização do dispositivo DR, que fica no quadro de distribuição de energia, após o disjuntor. O gerente de engenharia e qualidade da SIL informa que o DR detecta fuga de corrente elétrica, que pode ser causada por um choque, e desarma o circuito. Ou seja, corta a energia desse circuito interrompendo o choque.
Para uma instalação correta e isenta de choques é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas e, principalmente, bem isoladas. “O consumidor deve utilizar fita isolante certificada pelo INME-TRO e jamais deve utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica”, alerta o executivo da SIL.
Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem feitas, garantindo que a água não atinja o cobre do condutor. “As lâmpadas dos enfeites não devem ser instaladas sobre estruturas metálicas, pois o metal é condutor de energia e pode causar desde um aquecimento do circuito e o aumento do consumo de energia até curtos-circuitos e acidentes como choques”, avisa Volyk.
Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Outras dicas importantes orientadas pela SIL são: crianças e animais devem ficar longe do alcance das fiações; e antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal.