A trança é considerada a principal forma de manter a cauda e a crina do cavalo protegidas e bem conservadas, além de dar um toque de charme aos animais. Outra vantagem é que o cavaleiro não tem dificuldades de manusear as rédeas, já que os “cabelos” do animal ficam presos.
A cauda e a crina devem ser tosquiadas para crescerem mais fortes e saudáveis e a lavagem deve ser feita sempre que a pelagem estiver gordurosa. Para lavá-los o tempo deve estar quente e a recomendação é usar sabão de coco ou xampu neutro. Após massagear bem as raízes é necessário enxaguar até que todo o sabão seja eliminado, tomando cuidado para que os olhos ou orelhas do animal não sejam molhados. Os fios podem ser desembaraçados com creme ou produto específico para este fim e secos com uma toalha.
Cavalos sadios, robustos com acessórios e penteados na crina e na cauda podem ser vistos em diversas competições de hipismo como a 4ª etapa da 2ª Fase do Ranking da Sociedade Hípica Paranaense, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro. “Assim como nas outras etapas, nós esperamos que sejam feitas muitas inscrições e que o concurso seja um sucesso, sempre mantendo o alto nível técnico das competições que são realizadas aqui na SHPr”, afirma o presidente do clube Astolpho Macedo Souza Neto.
O patrocinador do ranking continua sendo a Helisul, empresa de prestação de serviços aéreos. As categorias vão de 0,40 m até a principal de 1,40 m e as premiações em espécie ultrapassam os R$ 15 mil. Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 19 na secretaria da Hípica. “Todos estão convidados para assistir o campeonato. Este é um programa gratuito, próximo a natureza e para toda a família”, acrescenta o presidente.
Serviço:
4ª etapa da 2ª Fase do Ranking da Sociedade Hípica Paranaense
Local: Sociedade Hípica Paranaense
Data: 20 e 21 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Endereço: BR 116, Km 93, Tarumã, Curitiba/PR.
Fone: 41 3266-6644