Pianista norte-americano toca no Curitiba Jazz Meeting

Grande improvisador, Scott Kinsey usa tecnologias avançadas na instrumentação Divulgação

Neste domingo (24), o pianista norte-americano Scott Kinsey é a atração da 3ª Edição do Curitiba Jazz Meeting, um oportunidade rara para os jazzistas curitibanos e que já integra o calendário cultural da cidade. A apresentação acontece no Teatro Paiol, às 19 horas. Na segunda-feira, o tecladista, considerado um dos mais criativos da atualidade, faz um workshop, às 14 horas.

A 3ª Edição do Curitiba Jazz Meeting termina nesta segunda-feira (25), com a apresentação de Marília Giller, que toca com os músicos convidados Ian Giller (bateria), Allan Giller (baixo) e Emerson Antoniacomi (guitarra), às 19 horas, no Teatro Paiol.

O evento abriu com o show do violonista André Geraissati, no último dia 17, no Teatro Guaíra. Ele se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência de Alessandro Sangiorgi. Geraissati é um dos mais emblemáticos da música instrumental brasileira e fará um workshop nesta segunda-feira (25), no Teatro Paiol, às 18 horas.

Improvisador

Scott Kinsey, pianista de jazz começou a estudar piano muito cedo e logo se interessou pelos sintetizadores. Graduou-se no Berklee College of Music de Boston e mudou-se para Los Angeles. Logo estava em turnês pelo mundo com o grupo Tribal Tec, ao lado de Scott Henderson e Gary Willis. Scott também pode ser ouvido em trilhas sonoras. Grande improvisador tem usado as mais avançadas tecnologias em equipamentos e instrumentação. Scott lançou seu solo CD, Kinesthetics, em 2006.

Os críticos afirmam que Scott não somente faz solos incríveis como também usa as diferentes vozes em camadas de tal maneira que cada nota é uma aventura tridimensional. Outros destacam que a arma secreta de Tribal Tech permanece sendo o tecladista Kinsey, que adiciona suas harmonias com a riqueza das provocativas vozes corais em contraponto com a linha melódica fazendo dele um dos mais criativos tecladistas solo da atualidade.

Sonoridade

Marília Giller iniciou os estudos de piano erudito em 1972, em Campinas, e música popular brasileira em Curitiba. Em 1978, tem os primeiros contatos com o rock progressivo motivando-a a compor. Entre 1990 e 1992, estuda Jazz piano em Montreux.

O estilo musical da pianista funde sons acústicos e sintetizados com elementos do jazz e do rock entre atmosferas de ritmos brasileiros, marcando em suas composições um panorama sonoro que transparece o mix urbano da sociedade atual.

Participa de vários grupos musicais e de inúmeros festivais. Começa carreira solo em 2002, organizando grupos de destaque como o Tripiscis e o JazzMaia, do qual faz parte ao lado dos Ian Giller e Allan Giller, e conta com o músico convidado Emerson Antoniacomi.

Serviço:
3ª Edição do Curitiba Jazz Meeting
Scott Kinsey
Dia 24, às 19 horas
Teatro Paiol
Entrada franca

Marília Giller e músicos convidados
Dia 25, às 19 horas
Teatro Paiol
Entrada franca

Workshop com Scott Kinsey
Dia 25, às 14horas
Teatro Paiol
Entrada franca

Workshop com André Geraissati
Dia 25, às 18 horas
Teatro Paiol
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *