Projeto de Qualificação no Turismo é lançado em Araucária

 
Segundo a secretária de Cultura e Turismo Tânia Gayer Ehlke, Araucária precisa de muitos aspectos para desenvolver seu turismo. “Falta muita coisa, inclusive mão de obra. É preciso mudar a cultura do povo, para que entendam a importância de se qualificar”, ponderou. Palco de festas tradicionais como a do Pêssego – responsável por atrair cerca de 50 mil pessoas ao município – além da Festa do Pirogue e Festival da Canção Araucária também tem outros atrativos como suas belezas naturais e diversidade cultural das famílias descendentes de imigrantes, principalmente os poloneses, que abrem à visitação dos turistas no roteiro Caminhos do Guajuvira.
 
O coordenador do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná, Márcio de Oliveira, explicou que, durante duas semanas uma equipe realizou uma pesquisa na cidade, para levantar os conteúdos de relevância a serem aplicados aos profissionais. “O público alvo são taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros”, disse Oliveira. Estes profissionais vão receber conteúdos que incluem ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado.
 
O Programa de Qualificação no Turismo é um projeto piloto que está sendo implementado no Paraná e posteriormente será levado às demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. Serão ofertados formação gratuita a 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância. Serão investidos R$ 4 milhões na aplicação do programa, resultado de emenda pessoa do deputado federal André Zacharow. “A capacitação vai permitir explorar o turismo de maneira profissional, trazendo divisas para as cidades. E Araucária está muito próxima de Curitiba, sede da Copa, precisa estar preparada para receber turistas”, explica. Ele explica que o Ministério do Turismo espera capacitar 300 mil em todo país. “Estamos fazendo nossa parte, trazendo estes cursos primeiro para o Paraná”, disse.
 
A apresentação do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná aconteceu na Câmara de Vereadores de Araucária. Participaram da apresentação a diretora geral da Secretaria de Cultura e Turismo Glaci Maria da Silva, o turismólogo André Marques, a assessora parlamentar Rosi Fernandes Kujinel e a assessora da Secretaria de Esporte e Lazer Joana D’arc Saliba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *