Programa de Qualificação no Turismo é apresentado no centro histórico de Antonina

O lançamento do programa no centro histórico da cidade reuniu lideranças políticas, empresários e representantes do trade turístico. Durante o lançamento, o coordenador do programa Márcio de Oliveira apresentou pesquisa realizada na cidade, que identificou as principais lacunas no atendimento aos turistas. Os números apontam a necessidade de capacitação de taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, que são o público alvo do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná. “A pesquisa também revelou 90% dos entrevistados demonstraram interesse em participar do programa, que prevê a mobilização de 5 mil pessoas em todo o estado”, disse Oliveira.

Segundo o deputado federal André Zacharow, que viabilizou através de emenda recursos na ordem de R$ 4 milhões para a execução do programa, embora importantes para a economia do país, estes grandes eventos são passageiros. “Por outro lado, a capacitação da mão de obra é permanente. No mundo inteiro a indústria do turismo é a que mais cresce e gera renda, e este projeto chama para uma conscientização, de que é preciso profissionalizar barqueiros, taxistas, atendentes e a população em geral”, disse Zacharow.

Para o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, o Programa de Qualificação no Turismo do Paraná é uma porta que se abre. “Devemos aproveitar experiências que deram certo em outras cidades, para criar uma cultura de turismo empresarial. Creio que a palavra aqui é oportunidade, e vai depender da gente agarrá-la ou não”, disse Machado.

Durante o lançamento estiveram presentes também o vice-prefeito de Pontal do Paraná Rubens Marcelino da Veiga, a vereadora de Antonina Margarete Pacheco, o Secretário Municipal de Saúde José Paulo, o vereador de Antonina Hélio de Freitas Castro, o secretário do Meio Ambiente Irair Veiga, o diretor executivo Sindetur Ademir Barbosa, a primeira dama de Antonina Elisandre Rodrigues, secretária de Assistência Social e também responsável pela Secretaria de Turismo, a secretária de Turismo de Morretes Loizety Cidreira, os vereadores Antonio Osaki e Rafael Guttierrez Junior, a diretora de Turismo de Matinhos Yngrid Dolci e o diretor Turismo de Pontal do Paraná Plínio Aguiar.

Sobre o programa

O Programa de Qualificação no Turismo visando mobilizar e preparar os profissionais que serão envolvidos durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O projeto prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação e mobilização de profissionais das áreas de alimentação, transporte, hospedagem, eventos, saúde e segurança.O Paraná é pioneiro a receber os conteúdos, que depois serão aplicados nas demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. A realização é do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba e tem como público alvo taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros profissionais, que atuam na linha de frente do atendimento ao turista.

Estes profissionais vão receber material que aborda conteúdos como ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado. Está prevista a qualificação gratuita de 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância. As inscrições serão abertas após o segundo semestre. Nesta primeira etapa já aconteceram eventos de mobilização nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Lapa e Antonina. O programa será lançado nesta terça-feira em Araucária, em seguida segue para Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *