A nova academia ao ar livre ocupa um trecho emblemático da vila: de frente para a rua Brigadeiro Franco, ao lado da ponte do rio Vila Guaíra, no mesmo lugar onde, meses atrás, cinco famílias moravam em situação de risco, sofrendo com alagamentos a cada chuva. Os moradores foram reassentados em casas construídas pela Cohab nas proximidades da Vila, e a área desocupada ganhou uma nova função: além de possibilitar a recuperação ambiental da faixa de preservação do rio, está servindo como opção de lazer para a população local.
“A Vila Parolin está deixando de ser uma favela. Com a atuação da Prefeitura na área, os moradores estão ganhando qualidade de vida a cada dia melhor”, disse o prefeito. Ele anunciou, durante a inauguração, a construção de uma cancha coberta de futebol com grama sintética na área ao lado da creche da Vila Parolin. As obras devem começar nos próximos meses. O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Parolin, Edson Rodrigues, ficou satisfeito com a novidade. “Cada conquista valoriza mais o lugar onde vivemos. Hoje, tudo que tem nos bairros ricos tem aqui”, disse ele.
A academia reúne 10 equipamentos para a prática de exercícios de musculação e alongamento, instalados em local de fácil acesso, para que a população possa usar livremente. A utilização é recomendada para maiores de 12 anos e é especialmente indicada para a terceira idade, fase em que as pessoas perdem força muscular.
A dona de casa Arminda Nascimento Azevedo Klein sabe disso e está usando a academia desde o primeiro dia. Com 60 anos, ela gosta de se exercitar nos equipamentos e tem gastado pelo menos meia hora por dia para fazer o ciclo completo de atividades. “É ótimo, porque fica perto da minha casa e posso vir a qualquer hora”, falou. A vizinha Maria Helena da Silva, também com 60 anos, disse que prefere frequentar a academia à tarde. Para ela, os exercícios vão ajudar a melhorar a saúde, pois tem problema de coluna e pressão alta. “Estava num grupo de ginástica para a terceira idade, mas não era sempre que podia ir. Agora, ficou fácil fazer atividade física”, disse.
A instalação da academia ao ar livre na Vila Parolin significou um investimento de R$ 25 mil, custeado pela Cohab. O equipamento complementa o projeto de urbanização da área que beneficia 1.507 famílias – 677 delas com reassentamento (parte já transferida para novas casas) e 830 com obras de infraestrutura e melhoria habitacional. O projeto global de urbanização da Vila Parolin tem um custo de R$ 38,1 milhões. Os recursos são do município e do governo federal.
A academia é um dos componentes da proposta de recuperação ambiental da margem do rio Vila Guaíra, que corta a ocupação. A retirada das famílias está sendo feita de forma gradativa e, quando ela for completada, um trecho de um 1 km do rio será liberado. A academia ao ar livre é o primeiro equipamento que chega para ocupar o trecho liberado e evitar uma nova ocupação.
O projeto completo de recuperação das margens do rio prevê a construção de 2,5 mil m² de calçadas e ciclovias, duas áreas de estar com bancos, uma cancha de areia de futebol e um parque infantil. Ao longo desta área serão instalados 54 postes de iluminação, plantados 19 mil m² de gramas e 3,2 mil mudas de árvores nativas.
Estavam presentes à solenidade de inauguração da Vila Parolin a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, a diretora técnica da Cohab, Teresa Oliveira, o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, e o vereador Tico Kusma.