Cursos vão preparar paranaenses para receber turista durante a Copa

O Programa de Qualificação no Turismo do Paraná foi lançado oficialmente em Curitiba este mês, e prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação e mobilização de profissionais que vão prestar atendimento aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014.

O programa é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba e visa preparar a população para receber o turista, fazendo com que ele permaneça mais tempo em nosso estado.

Programa foi apresentado pelo coordenador Márcio de Oliveira durante a Escola de Governo

Cerca de R$ 4 milhões viabilizados através de emenda destinada pelo deputado federal André Zacharow ao projeto que coloca o Paraná como pioneiro a receber os conteúdos, que depois serão aplicados nas demais cidades sede da Copa do Mundo no Brasil. O público alvo são taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros. Estes profissionais vão receber conteúdos que incluem ética e cidadania, postura profissional, qualidade no atendimento, comunicação, relações humanas, informações sobre os pontos turísticos e os aspectos culturais do estado.

Segundo o coordenador Márcio de Oliveira, para o desenvolvimento do Programa de Qualificação no Turismo foi realizada uma pesquisa a fim de identificar as principais lacunas no atendimento aos turistas. A pesquisa ouviu 2 mil profissionais do setor de saúde, da rede hoteleira e também com taxistas, turistas e população em geral. “Os temas que serão abordados nos cursos são resultado deste levantamento prévio, que comprovam a necessidade de capacitação das pessoas diretamente ligadas ao atendimento dos turistas”, destaca Oliveira.

Para o deputado André Zacharow o Programa de Qualificação no Turismo contribui significativamente para melhorar a hospitalidade, aspecto fundamental para a consolidação do Paraná como destino turístico. “Quando o turista é bem atendido, ele vende aquele destino e o turismo é uma grande fonte de renda. Por isso vamos aproveitar estes eventos e mobilizar a população para conhecer melhor nossos roteiros e poder prestar o melhor atendimento para os turistas que virão ao Paraná”, destacou.

Através do Programa de Qualificação no Turismo do Paraná está prevista a qualificação gratuita de 400 pessoas em cursos presenciais e outras 1.500 em cursos à distância. As inscrições serão abertas após segundo semestre. Mais informações www.qualificacaoturismopr.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *