Entre os projetos discutidos, Luciano Ducci destacou a importância da extensão da Linha Verde em direção ao sul da Grande Curitiba. É que além do trecho norte da Linha Verde, a ser licitado parcialmente ainda no mês de maio, a Prefeitura pretende estender o projeto da Linha Verde Sul, da altura do Terminal Pinheirinho (até onde foram feitas as obras da Linha Verde Sul) até Fazenda Rio Grande.
Os três primeiros quilômetros, até o Contorno Sul de Curitiba, completariam o trecho da antiga rodovia que foi concedido pelo governo federal para o Município de Curitiba – com canaleta exclusiva, vias locais e vias de tráfego de passagem, além de uma trincheira. A partir do Contorno Sul, a BR-116 é uma via federal, de competência do DNIT-PR e que hoje está sob a responsabilidade da concessionária OHL.
Mesmo não sendo uma responsabilidade da Prefeitura de Curitiba, o Ippuc, a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), a Prefeitura de Fazenda Rio Grande e OHL estudam a possibilidade de estender o conceito proposto pela Linha Verde – de transformação da rodovia em avenida – a este trecho da BR. Só neste trecho, do Contorno até o Rio Iguaçu (na divisa), a Linha Verde teria mais 8,8km em Curitiba e 3,2km em Fazenda Rio Grande.
Novo Centro – O projeto Novo Centro, que esteve entre os temas em discussão, terá ainda neste ano – após os trabalhos na rua Riachuelo – obras na rua São Francisco (transversal à Riachuelo). Em seguida, serão revitalizadas as ruas João Negrão, da XV de Novembro até a Sete de Setembro, incluindo o entorno do Terminal Guadalupe (André de Barros e Pedro Ivo) e XV de Novembro (entre a Tibagi e a João Negrão).
Ducci também conversou sobre projetos propostos para algumas ruas, como o que foi solicitado pela Associação Batel-Soho, formado por comerciantes da região da rua Carlos de Carvalho e Praça Espanha. O assunto ainda será debatido com os empreendedores da região. O projeto consiste na revitalização da praça e na modernização da rua Carlos de Carvalho.
O Plano Diretor Cicloviário que proporá mecanismos e facilidades para o incentivo ao uso da bicicleta e integra o projeto Pedala Curitiba também esteve entre os assuntos com os técnicos. Uma das prioridades da Prefeitura será a recuperação dos 100km de ciclovias e calçadas compartilhadas existentes na cidade e que deverão ter melhorado o seu pavimento e implantada nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas).
O presidente do Ippuc, Clever Almeida, e o administrador da Regional Matriz, Luiz Hayakawa, participaram da reunião.