A imensa maioria condenou a atitude desses políticos, mas lamenta que a maioria deles continue sendo reeleita. Boa parte dos que opinaram considera que a causa disso está nos eleitores. Para o internauta curitibano Keizo Assahida, as pessoas recebem tantas informações, diariamente, que muitas delas, às vezes as mais importantes, acabam sendo esquecidas. “O problema é que o povo tem memória curta, não mais do que três meses e já se esqueceram…”, afirma. Bento Sartori, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, compartilha opinião parecida. Ele explica que “enquanto existir 50%+1 de eleitores despolitizados, ignorantes e corrompidos, a chance do país avançar é próxima de zero”.
A pesquisa da Folha levantou 145 congressistas citados diretamente em escândalos como o da farra das passagens ou dos atos secretos do Senado. Desses, pelo menos 87 tentarão se reeleger para os mesmos postos, enquanto 18 tentarão cargos mais elevados. Isto assusta, porém não tira a esperança de um possível candidato. Morador de Dois Vizinhos, Campolin Palma Tives afirma que já tentou se eleger, mas não teve sucesso. “Entrei como candidato, sem apoio de ninguém, simplesmente visitando os eleitores, mais fui humilhado pelo sistema. (Mesmo assim) vou entrar novamente”, afirma.
Em outubro, mais de 130 milhões de brasileiros terão, mais uma vez, a chance de mudar a política brasileira através do voto. Mesmo assim, boa parte se mostra sem esperança. A curitibana Lissia Stinghen Chagas acredita que os “corruptos vão se candidatar e serão reeleitos”. E vai além. Para ela, assim como para grande parte do eleitorado brasileiro, “os que entram na política com boas intenções, logo são corrompidos pelo sistema estabelecido dentro do próprio poder político”. Lissia completa dizendo que “nada vai adiantar se não houver uma nova forma de se fazer política no país”.
Os debates são semanais e podem ser acessados no site da Rede de Participação Política: www.rededeparticipacaopoliticia.org.br no menu lateral “Debate da Semana”. O tema continua em discussão neste final de semana.