Uma homenagem àqueles que promovem a boa convivência entre moradores, marcando o Dia do Síndico, reuniu cerca de 650 pessoas na festa de encerramento da 1ª Condomix – Feira de Produtos e Serviços para Síndicos e Condomínios, que aconteceu em Curitiba, de 26 a 28 de novembro.
O evento organizado pelo Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, entre outras autoridades.
Durante a festa, o presidente Secovi-PR, Luiz Carlos Borges da Silva, apresentou o projeto “De olho na rua”, através do qual porteiros de condomínios serão treinados para ficar atentos aos acontecimentos das imediações, para informar à polícia estadual, através de rádio, situações de vandalismo e até crimes, facilitando e adiantando o trabalho policial.
A ideia foi aprovada pelo vice-governador, que defende o projeto como auxílio para a segurança no Estado. “Trabalhamos pa-ra que a segurança seja cada vez mais presente na vida dos paranaenses. O Projeto Povo, a Polícia Comunitária, Patrulha Escolar e o Disque Denúncias, no combate ao narcotráfico, são exemplos de ações do governo estadual, para que a Polícia Militar seja ainda mais forte”, disse Pessuti.
As palestras voltados para síndicos, também promovidas pelo Secovi-PR, foram o ponto alto da programação da 1ª Condomix. Organizado pela MWM Eventos no Estação Embratel Convention Center, a feira de cunho inédito no estado veio com a missão de trazer mais oportunidades em termos de novos fornecedores e novos produtos.
Quem visitou a feira encontrou stands contendo acessórios, produtos, serviços voltados à administração de condomínios, produtos para segurança, combate a incêndio, economia, automação, elétrica, iluminação, hidráulica, laudos, auditoria, lazer, manutenção, entre outros.
Inovações
Dentre os produtos apresentados destaque para a automação de residências, serviço pelo qual é possível, através de um celular, ligar e desligar as luzes de casa mesmo estando em outro estado. Com a automação você recebe em seu celular mensagens (torpedos) de eventos ocorridos dentro de sua residência como abertura de portas, janelas, gavetas, cofre, etc.
Para quem busca economia de água e preservação ambiental, a Condomix apresentou como solução a descarga ecológica. Ela possui dois botões o número 1, com menor vazão de água para resíduos líquidos e o número 2, com uma vazão maior responsável pela eliminação de resíduos sólidos.
Sistema adotado nos novos empreendimentos, os hidrômetros individuais (medidores de água), permitem a medição de água por apartamento, o que torna uma cobrança justa e o uso racional da água. O morador que tem hábitos mais econômicos de consumo, paga exatamente o que gastar, já que no hidrômetro coletivo isso não acontece.