O número anima comerciantes, mas preocupa entidades de classe como a Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral-PR), para quem o Litoral não está completamente preparado para um aumento de mais de 20% de turistas, previstos para a temporada. O presidente da entidade José Carlos Chiarelli fez o alerta. “O trânsito é um problema sério, em especial a circulação de um balneário para outro. A sinalização ainda é muito carente. As prefeituras não conseguiram construir os contornos, as vias expressas e organizar a saída dos municípios”, afirmou, recomendando que os turistas optem por caminhadas para evitar aborrecimentos.
Outro problema comumente enfrentado no litoral paranaense é a coleta, transporte, destinação final do lixo, varrição das praias e avenidas. O Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 5,2 milhões para os serviços, bem como a licitação para contratação das empresas que irão atuar nos municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Ilha do Mel. A partir do dia 15 de dezembro e até 21 de fevereiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos assumirá a responsabilidade pela coleta e destinação de lixo do Litoral.
“Há seis anos o Governo assume esta responsabilidade, por entender que neste período o número de pessoas triplica no Litoral e sozinhas as prefeituras não teriam condições de atender a esta grande demanda”, explica o secretário Rasca Rodrigues. Ele antecipa que este ano o governo fará uma avaliação prévia de como está a geração e o andamento da coleta de lixo domiciliar e reciclável no Litoral, antes de iniciar a operação verão. “A meta é aprimorar cada vez mais este serviço em prol dos moradores, comerciantes e veranistas do litoral paranaense, proporcionando também o equilíbrio ambiental”, declarou Rasca Rodrigues.
A ação do governo é reconhecida pelos prefeitos. “Matinhos possui 30 mil habitantes e aumenta para 450 mil habitantes, durante a temporada de verão, ou seja, esta ação do Governo ajuda muito o município e é fundamental para nós”, destacou o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmoura. Matinhos vem investindo na melhoria da coleta e destinação de resíduos. No último mês de setembro apoiou a criação de duas Associações de Agentes Ambientais de Coleta Seletiva – ação inédita no município – e garantiu a inclusão de dois caminhões exclusivos para a coleta seletiva de lixo, ambos doados pela Receita Federal.