Os transtornos urológicos mais comuns nas pessoas da melhor idade são: incontinência urinária, para as mulheres, e problemas com a próstata e ereção, entre os homens. A incontinência urinária, também conhecida como “a incapacidade de chegar ao banheiro quando e onde a pessoa quiser”, é a perda involuntária de urina.
Já entre os homens, a sua próstata usualmente aumenta de tamanho após os 50 anos. O fato de a próstata crescer não é um problema em si, mas sim os transtornos que ela causa se este crescimento comprimir a uretra, estreitando a via de saída da bexiga. A isto dá-se o nome de obstrução, que resulta na diminuição do fluxo da urina.
A programação tem início com um café da manhã, seguido de palestra com profissionais de saúde e, por fim, atividades físicas e culturais que incentivam a melhoria de hábitos dos participantes. O projeto Viver Mais VITA tem como objetivo levar informação, entretenimento e qualidade de vida aos curitibanos da terceira idade. O próximo encontro, último deste ano, está programado para o dia 5 de dezembro (sábado), tendo como tema a “Qualidade de vida em todas as idades”.
Nesta edição, o Laboratório Frischmann Aisengart está oferecendo exames preventivos aos 30 primeiros participantes do evento. A cortesia será o teste de creatinina, uma prova que avalia o funcionamento dos rins e permite diagnosticar doenças renais. Para realizar este exame se faz necessário seis horas de jejum.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: (41) 3883-8465 ou 3883-8414.
Terceira Idade – A população brasileira está envelhecendo. Já são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ocupando 7,3% dos habitantes no país. E segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1950 e 2025, o Brasil aumentará em 16 vezes o número de idosos.
Serviço:
Palestra “Transtornos Urológicos”
Programa “Viver Mais VITA”
Rua: Alferes Ângelo Sampaio, 1896 – Batel
Data: 21 de novembro
Horário: a partir das 8h30
Inscrições gratuitas: 41 3883-8465 ou 3883-8414
Central Press
(41) 3026-2610