Mega obra vai prevenir alagamentos nos bairros Mercês e Bom Retiro

Diante da emergência climática global, a Prefeitura de Curitiba tem intensificado ações preventivas para mitigar os impactos das fortes chuvas. Um exemplo é a construção de uma bacia de detenção no Rio Pilarzinho, no bairro Mercês, que já conta com os primeiros 60 metros concluídos. 

Pela dimensão, a obra chama a atenção de quem passa pela Rua Raquel Prado, no trecho entre Mamoré e Solimões. Na grande escavação, que varia de 4 a 7 metros de profundidade, estão sendo instalados 258 metros de tubulação de PVC estruturado, cada tubo medindo significativos 3 metros de diâmetro. 

A bacia funcionará como uma reservatório subterrâneo com capacidade de armazenamento de 2.443 metros cúbicos, o equivalente a 2.443 caixas d’água de mil litros. Tudo isso para deter grandes volumes de água da chuva de forma temporária, reduzindo a pressão sobre o sistema de drenagem e prevenindo alagamentos em ruas e casas não somente do bairro Mercês, mas também no Bom Retiro. 

Coordenada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a obra teve início em agosto do ano passado, é financiada pelo Ministério das Cidades, com um investimento de R$ 3,6 milhões. A previsão de entrega dos trabalhos é para maio. A execução dos serviços acontece em uma área de lazer do bairro, por isso não compromete o trânsito. 

Outra importante forma de prevenir os alagamentos depende do comportamento da população, que não deve construir nem desmatar áreas próximas às margens dos rios, além de destinar corretamente o lixo e materiais que podem ser reciclados. Lixo, resto de materiais de construção, móveis e outros entulhos jogados em locais inadequados acabam indo para as galerias de captação das águas das chuvas, nos rios, gerando obstruções e potencializando alagamentos.

Obras de implantação de bacia de detenção no Rio Pilarzinho, entre as ruas Mamoré e Solimões, no Mercês

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *