Charme do passado: a arte de garimpar peças para o décor

A arquitetura de interiores ressalta a sua capacidade de resgatar as essências de charme e autenticidade do passado: a leitura vintage composta por peças cuidadosamente selecionadas e inseridas aos ambientes. As arquitetas Ieda e Carina Korman de como garimpar peças para o décor de ambientes.

Os principais locais são brechós, feiras de antiguidades, mercados de pulgas, lojas de móveis usados, leilões e até mesmo lojas online especializadas em itens vintage. Na busca é importante observar a qualidade, pois embora as peças antigas, comumente, eram produzidas com materiais nobres, a utilização no passado pode implicar em danos estruturais significativos.

A genuinidade e a narrativa única do vintage propiciam uma grande facilidade na criação de pontos de destaque em um ambiente, porém elas alertam que o segredo está na combinação entre contraste e equilíbrio.

Dentre os itens mais procurados no mercado, estão lustres e rádios antigos, máquinas de escrever, geladeiras retrôs, vinis, espelhos com molduras ornamentadas, objetos de colecionador, cadeiras e sofás com designs característicos de décadas passadas.

Outra alternativa charmosa e nostálgica é apostar no retrô, que são novas, mas fazem uma releitura com épocas de outrora. São ótimas adições quando bem combinadas com elementos modernos e a aplicação no décor se assemelha bastante com o vintage.

A conexão emocional proporcionada pela decoração afetiva é fundamental

Foto: Sidney Doll

Para eternizar a memória afetiva, a sanfona integra o ambiente

Foto: Eduardo Pozella

Móveis retrôs também valorizam a conexão com o passado

Foto:  Gui Morelli e Julia Novoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *