Pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima que o número de dias com ondas de calor no Brasil saltou de 7 para 52 por ano nas últimas seis décadas. E a tendência persiste nos próximos meses, com o início do verão, em dezembro. Além disso, especialistas alertam que a combinação entre o aquecimento global e a continuidade do El Nino devem reforçar as altas temperaturas até março de 2024.
Pensando nisso – e na recente onda de calor que deixou várias regiões do país em estado de alerta -, o projeto Cada Casa um Caso, da Reckitt, reuniu uma série de dicas para ajudar a deixar a casa mais fresca em dias muito quentes.
Uso de plantas para refrescar a casa
As plantas são alternativas baratas e sustentáveis que ajudam a deixar a casa mais fresca. Isso acontece porque o processo de transpiração natural dos vegetais faz com que eles evaporem água, contribuindo para aumentar a umidade do ambiente.
O lado positivo das plantas é que elas embelezam os ambientes e podem ser encontradas em diferentes versões, que podem ser cultivadas em diversos cômodos das casas ou escritórios. Lembrando que é possível criar espécies bacanas dentro de apartamentos.
Mas cuidado para não exagerar! Ter muitos exemplares grandes dentro de um cômodo pequeno, pode causar efeito contrário, deixando o local mais abafado – com aquela sensação de sauna.
E lembre-se de que algumas plantas podem ser prejudiciais para animais e crianças, por isso, vale ser cuidadoso na escolha e na disposição dessas plantas – mantendo fora do alcance os exemplares que possam ser prejudiciais.
Iluminação correta para um ambiente mais arejado
Se a sua casa está repleta de lâmpadas do tipo incandescente, temos uma má notícia: esse tipo de tecnologia faz com que o ambiente esquente muito mais.
As lâmpadas do tipo “LED” produzem a mesma quantidade de luz, porém, sua composição permite que o calor se dissipe antes dele tomar o ambiente – fazendo que a sensação térmica seja menor, quando comparada à iluminação comum.
Além disso, essas lâmpadas duram mais com menor gasto energético e ainda podem ajudar a espantar os mosquitos. Para isso, basta escolher as de cores quentes, que vão atrair menos insetos.
Sendo assim, a troca pelos modelos de LED garante, além de economia na energia elétrica, segurança e um ambiente mais fresquinho.
Cortinas fechadas com janelas abertas nos cômodos
Muitas pessoas se perguntam o que fazer para o quarto ficar mais fresco e como refrescar cômodos abafados, que pegam muito sol. Mas a verdade é que um erro comum que faz o local esquentar muito está relacionado às janelas.
O segredo aqui está em manter as cortinas fechadas, porém, com as janelas abertas sob elas. Isso porque, quando a pessoa mantém ambas fechadas, o ambiente pode rapidamente se transformar em uma estufa, com uma sensação muito maior de calor.
Lembre-se: quando a noite cai, é sempre bom abrir tudo por um período de tempo. Assim, a casa pode arejar um pouco para uma melhor noite de sono.
Uso de cores claras em cômodos onde bate sol
As cores escuras retêm mais o calor que as cores claras. Dessa forma, uma ótima alternativa é escolher tons claros para a pintura e a decoração, especialmente em cômodos que pegam sol. Assim, a luz solar será refletida e não retida pela parede.
Além de ajudar a deixar a casa mais fresca, essa é uma boa saída para dar a sensação de amplitude em ambientes pequenos, já que cores mais leves fazem com que o cômodo pareça maior.
Ventiladores nas janelas em noites de calor
Embora muita gente ache que essa tática é somente uma “engenhoca”, a dica vale muito para as noites mais quentes, especialmente para quem não tem ar-condicionado ou não quer ligar o aparelho. As dicas para manter a casa fresca com ventiladores são:
· deixe pelo menos duas janelas abertas (limpe-as para não espalhar pó na casa);
· em uma delas, posicione um ventilador jogando ar de fora para dentro;
· na outra, coloque um ventilador jogando o ar para fora;
· desse modo, o cômodo terá sempre a entrada de ar fresquinho e exaustão de ar quente.
Use o ar-condicionado da maneira correta
O ar-condicionado é uma das saídas mais eficazes para o calor e seu uso da forma correta garante eficiência, além de poupar energia. Siga esses conselhos de uso:
· mantenha as janelas e portas fechadas quando utilizá-lo;
· compre um que seja compatível com o tamanho do cômodo no qual será instalado;
· mantenha o aparelho com as manutenções e limpeza em dia;
· programe para que ele desligue quando a temperatura desejada for alcançada.
As plantas são alternativas baratas e sustentáveis que ajudam a deixar a casa mais fresca
Usar lâmpadas de LED garante economia na energia elétrica, segurança e um ambiente mais fresquinho
Fotos: Pixabay