O maior encontro de ecossistemas de inovação do Paraná, o Conexões Vale do Pinhão lotou o Teatro Guaíra, em 27 de novembro, e o clima foi de festa para comemorar a conquista do título de Curitiba como Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023.
Com o teatro cheio de quem faz o Vale do Pinhão, o prefeito Rafael Greca, ao lado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, apresentou à plateia o troféu recebido por Curitiba no dia 8 de novembro, em Barcelona (Espanha). A capital conquistou o título do World Smart City Awards 2023, na categoria “Cidades”.
“Este Conexões Vale do Pinhão traz esses grandes empresários, que vão ser os mentores das palestras, em uma noite de troca de informações muito rica. Se essa idade é inteligente, os inteligentes são vocês. É fundamental colocar na cabeça que nós somos o bem que fazemos. Nos dias em que fazemos o bem, nós existimos. Nos outros dias, apenas duramos. Esse prêmio traduz o mérito que nós vivemos em Curitiba e, por isso, esta noite queríamos compartilhar com vocês”, declarou Greca.
Abrindo as palestras, dois pesos-pesados do empreendedorismo: o presidente e fundador do grupo O Boticário, Miguel Krigsner, e o presidente e fundador da Mili, Valdemar Lissoni. Eles fizeram um descontraído bate-papo, com mediação de Gislayne Muraro, em que contaram as dificuldades de iniciar as jornadas de seus empreendimentos que têm mais de 40 anos de história, falaram de sustentabilidade, inovação e se arriscaram em conselhos ao público.
Com tradução simultânea do inglês para o português, o presidente no Brasil da Huawei Enterprise, Wesley Wang, apresentou algumas ideias sobre as smart cities (cidades inteligentes), como elas avançarão nos próximos anos e as inovações que estão por vir.
Com uso de inteligência artificial, armazenamento de dados na nuvem, big data e redes 5G, as possibilidades se multiplicam para melhorar a vida das pessoas em todas as áreas, da prevenção de intempéries climáticas ao trânsito, da saúde à gestão pública, disse o representante no Brasil da empresa líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.
A curitibana Luanna Toniolo levou ao palco o case da sua empresa, a Troc, que promove a economia circular na moda e contou como o Vale do Pinhão a ajudou a transformar o projeto em realidade e em sucesso. A startup, que deu os primeiros passos em 2015, surgiu da ideia de que é preciso inserir o conceito “second hand” (segunda mão) no vestuário e incentivar as pessoas a venderem as peças que não usam mais e a comprar o que já foi usado, desmistificando a ideia de que brechós só vendem peças de descarte.
Com chave de ouro, o CEO e fundador da Chilli Beans, Caíto Maia, fechou a noite ao compartilhar vários insights do sucesso de seu negócio para os empreendedores na plateia. A começar pela importância de apostar na marca, saber contar boas histórias sobre o produto e acompanhar as tendências do mercado para transgredi-las.
Foto: Daniel Castellano / SMCS